Neste período, clima tem sido favorável com a trégua da chuva, o que garante menos perdas e produto de melhor qualidade
A colheita de grãos já começou e a projeção é de produção recorde no Rio Grande do Sul na safra 2016/2017. A expectativa não é diferente em Vera Cruz. Conforme o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Edimar Segatto, há previsão de aumento na produtividade de todas as culturas. “O arroz irrigado deverá ter um aumento, ficando em torno de 7.350 quilos por hectare. A soja deverá ter um acréscimo de produtividade para 3.300 quilos por hectare e o milho, estima-se que produzirá, em média, 4.100 quilos por hectare”, aponta.
Estes resultados se devem, segundo Segatto, a fatores climáticos que foram favoráveis, desde as lavouras implantadas no cedo até as lavouras do tarde. “Tivemos altas temperaturas, muitas horas de sol e umidade constante. Diferente do que estava previsto para esta safra, quando os meteorologistas apontavam para uma estiagem muito forte a partir de outubro”, sublinha. “Foi melhor assim, todos ganhamos em termos de produção. Porém, os preços voltaram a assombrar os produtores. Todos os produtos estão em queda”, acrescenta.
OTIMISMO
Apostando em uma safra boa, mas com os pés no chão, o produtor de Linha Sítio Alexandre Frantz, de 36 anos, iniciou na segunda-feira, dia 27, a colheita de arroz. Ele, juntamente do pai Alcides Frantz, possui 21 hectares plantados, o que deve render, nesta safra, cerca de três mil sacos do grão verde (sem a secagem). Apesar de confirmar o favorecimento do clima para a cultura, Frantz adianta que terá perda de aproximadamente 30% com o arroz acamado (derrubado pela enchente). Isso representará cerca de 200 sacos a menos, em torno de cinco hectares.
Confira a matéria completa na edição do Jornal Arauto desta quinta-feira.
Notícias relacionadas

Moradores relatam danos causados por obra em condomínio no Bairro Esmeralda
Reunião com o prefeito Sérgio Moraes ocorreu nesta quinta-feira

Prefeitura de Rio Pardo envia oito propostas para o Novo PAC Seleções
O Governo Federal tem 180 dias para analisar os itens

Obras do Viaduto do Arroio Grande bloqueiam trânsito nesta sexta-feira
Prefeitura divulgou rotas alternativas; confira

Prefeitura de Santa Cruz retoma discussões para assumir área do Daer
Administração Municipal avalia as contrapartidas exigidas pelo Governo do Estado para a transferência do terreno