Soma de todos os abatimentos máximos pode representar redução de até 32%
Esta quarta-feira (28) e a quinta-feira (29) são os últimos dias para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com descontos mais vantajosos para o contribuinte.
Quem quitar o tributo até a quinta tem 10% de abatimento e não incorrerá na variação da UPF/RS, gerando redução potencial de 15,76%.
Há, ainda, outros benefícios que podem ser aplicados, reduzindo o custo do tributo. Desconto de bom motorista que pode chegar a 15% e desconto de bom cidadão com até 5% de redução no valor.
No final, a soma de todos os abatimentos máximos pode representar redução de até 32% para o pagamento em dezembro. Taxa de licenciamento, multa e seguro obrigatório podem ser pagos separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações.
Desconto do bom motorista
Os descontos para bons motoristas estão mantidos como nos anos anteriores e variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2019 a 31 de outubro de 2022, a redução será de 15%.
Quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2020 recebe desconto de 10%. Depois de 1º de novembro de 2021, tem direito a benefício de 5%.
Desconto do bom cidadão
Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo bom cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra.
O desconto máximo de 5% será para quem tiver 150 notas ou mais; de 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas; e de 1% para o contribuinte entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados.
Notícias relacionadas
Encontro com o Sindilojas pauta vendas pela internet para pequenos negócios
Evento ocorre na próxima quinta-feira; inscrições são um brinquedo ou quilo de alimento não-perecível e estão abertas
Comércio se diz otimista com pagamento da primeira parcela do 13% salário
Projeção da CDL Santa Cruz é de aquecimento da economia e aumento no movimento das lojas nesta reta final do mês
Veículos e eletrônicos estão no leilão regional da Receita Federal no Rio Grande do Sul
A Superintendência da Receita Federal realizará, no dia 29, um leilão eletrônico para a alienação de mercadorias apreendidas ou abandonadas
Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões