Soma de todos os abatimentos máximos pode representar redução de até 32%
Esta quarta-feira (28) e a quinta-feira (29) são os últimos dias para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com descontos mais vantajosos para o contribuinte.
Quem quitar o tributo até a quinta tem 10% de abatimento e não incorrerá na variação da UPF/RS, gerando redução potencial de 15,76%.
Há, ainda, outros benefícios que podem ser aplicados, reduzindo o custo do tributo. Desconto de bom motorista que pode chegar a 15% e desconto de bom cidadão com até 5% de redução no valor.
No final, a soma de todos os abatimentos máximos pode representar redução de até 32% para o pagamento em dezembro. Taxa de licenciamento, multa e seguro obrigatório podem ser pagos separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações.
Desconto do bom motorista
Os descontos para bons motoristas estão mantidos como nos anos anteriores e variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2019 a 31 de outubro de 2022, a redução será de 15%.
Quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2020 recebe desconto de 10%. Depois de 1º de novembro de 2021, tem direito a benefício de 5%.
Desconto do bom cidadão
Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo bom cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra.
O desconto máximo de 5% será para quem tiver 150 notas ou mais; de 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas; e de 1% para o contribuinte entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados.
Notícias relacionadas

Governo Federal vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas; entenda
Projeto de lei será encaminhado ao Congresso, disse ministro

Preços dos alimentos cairão mais nas próximas semanas, diz ministro
Segundo Fávaro, ovos ficarão mais baratos depois da Páscoa

Economista de Santa Cruz explica consequências do tarifaço de Trump para o Brasil
Com as medidas, os Estados Unidos passaram a cobrar 10% de todas as importações do país

Corteva anuncia encerramento das atividades da unidade de Santa Cruz
Em nota enviada à Arauto News, empresa destacou que manterá empregos e passará a atuar 100% em home office