Economia

“Município iniciará o ano com parte do orçamento contingenciado”, diz secretário de Administração

Publicado em: 28 de dezembro de 2022 às 14:28 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 15:50
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Ricardo Gais/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Queda no rateio da arrecadação do ICMS e diminuição das alíquotas são fatores que preocupam para 2023

    A queda de 13,07% no rateio da arrecadação do ICMS do Estado e a diminuição das alíquotas de ICMS de combustíveis, telefonia e energia elétrica, preocupam o governo de Santa Cruz do Sul para 2023. Apesar de, neste ano, os cofres públicos fecharem com superávit de mais de R$ 20 milhões, deve haver contingenciamento do orçamento no próximo ano, para o controle das despesas do orçamento, buscando evitar um desequilíbrio financeiro.

    O secretário de Administração, Edemilson Severo, explica que o decreto determinado a medida deve ser assinado nas primeiras semanas de 2023, após o retorno da prefeita Helena Hermany das férias. “O ano promete ser um pouco mais difícil no ponto econômico e financeiro, então o Município precisa buscar esse equilíbrio. Com isso, parte do orçamento será contingenciado para fazer frente a futuras despesas”.

    Apesar de preocupante, a medida já vem sendo realizada no governo atual nos últimos anos. “É uma medida que terá sequência neste terceiro ano de governo”, elencou o secretário.