Além da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, projetos sobre privatização de estatais devem entrar na pauta
O governador José Ivo Sartori anunciou que vai convocar a Assembleia Legislativa, de forma extraordinária, no final do mês de janeiro, provavelmente nos dias 29, 30 e 31. A formalização da convocação extraordinária, com as datas e as pautas, deve ocorrer pela Casa Civil nos primeiros dias de janeiro.
Na pauta das sessões, estão confirmados o projeto que permite a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e as três Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que revogam a necessidade de plebiscito para a alienação da Sulgás, CRM e CEEE. Sartori informou também que o governo discute a possibilidade de incluir outros projetos na pauta da convocação extraordinária.
A discussão sobre o Projeto de Lei Complementar 249/2017, que trata do RRF, já começou. Em 22 de dezembro, último dia antes do recesso do Legislativo, os deputados revezaram-se na tribuna durante quatro horas para debater sobre a adesão do Rio Grande do Sul ao acordo.
"A base do governo tentou colocar o projeto em votação, por entender a sua importância para o futuro do Estado. A oposição agiu para obstruir. Pediram verificação de quórum repetidas vezes e, em todas elas, apresentamos os 28 votos necessários para a aprovação da adesão ao RRF. Hoje, temos os votos necessários para aprovar a matéria", garantiu o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco.
A adesão ao RRF é a única saída capaz de garantir governabilidade ao Estado pelas próximas duas décadas. O Regime prevê carência de até 36 meses no pagamento da dívida com a União, prorrogáveis por igual período. Até 2020, isso representaria um alívio financeiro de R$ 11,3 bilhões, segundo a última projeção da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Desse montante, R$ 7,9 bilhões estarão à disposição do próximo governo.
"O futuro tem pressa, não podemos mais esperar para definir questões urgentes e importantes para o Estado. Nossa vontade era votar a adesão ao Regime ainda este ano. Em respeito ao regimento interno da Assembleia Legislativa, vamos convocar os deputados para votar em janeiro aquilo que é necessário para o Rio Grande do Sul", afirmou o governador Sartori.
Pautas confirmadas da convocação extraordinária:
PLC 249/2017 – Dispõe sobre o Regime de Recuperação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.
PEC 266/2017 – Revoga a necessidade de plebiscito para alienação da Sulgás.
PEC 267/2017 – Revoga a necessidade de plebiscito para alienação da CRM.
PEC 268/2017 – Revoga a necessidade de plebiscito para alienação da CEEE
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD