A comitiva promoveu o Estado e ampliou o diálogo com empresas, governos e instituições
Após nove dias de intensas agendas no Japão e na China, o governo do Rio Grande do Sul encerrou, nessa quarta-feira (27), a missão oficial aos dois países. Liderada pelo governador Eduardo Leite, a comitiva promoveu o Estado em importantes plataformas internacionais e ampliou o diálogo com grandes empresas, governos e instituições.
“A missão ao Japão e à China foi um marco importante para o Estado. Como eu costumo dizer, o Rio Grande do Sul não é uma ilha. É importante a nossa presença no Exterior para integrarmos o Estado à economia mundial. Saímos daqui com parcerias encaminhadas, aprendizados valiosos e perspectivas de investimentos que fortalecerão nossa economia e tornarão nosso Estado mais competitivo, sustentável e conectado ao mundo. O futuro do Rio Grande do Sul está mais integrado ao cenário global”, avaliou Leite.
A etapa japonesa da missão destacou-se pelas reuniões com empresas como Toyota, Mitsubishi Heavy Industries e Shizen Energy, além de visitas a centros de referência em resiliência climática, como o Metropolitan Area Outer Underground Discharge Channel. Também foi firmado um memorando de entendimento com a Shizen Energy para se estudar a viabilidade de um parque eólico offshore no litoral gaúcho. Já a segunda etapa da missão, realizada na China, trouxe novos avanços em áreas como mobilidade sustentável, logística e energia renovável.
Com o encerramento da missão, o governo do Rio Grande do Sul dará continuidade às negociações iniciadas durante a viagem, com foco na consolidação de investimentos e na execução de projetos estratégicos apresentados nos dois países. A Invest RS terá um papel importante nessa tarefa e será responsável por dar sequência às conversas iniciadas com empresas e governos locais.
Notícias relacionadas
“Vocês vão ver um jogo pesado contra Corsan”, diz Sérgio Moraes sobre qualidade da água em Santa Cruz
Prefeito eleito comentou os problemas que estão sendo observados no município
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal