Atletas fazem parte da histórica primeira convocação do Rio Grande do Sul Pampeanas
Em outubro deste ano, a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) anunciou oficialmente, em suas redes sociais, a criação da Seleção Gaúcha de Flag Feminino – o Rio Grande do Sul Pampeanas. Na primeira convocação, quatro atletas do Santa Cruz Chacais foram chamadas: Luana Limberger (wide receiver), Geórgia Boff (slot receiver), Daryane Raupp (blitzer) e Irla Oliveira (linebacker), além do coordenador defensivo Marcos Martins integrando a comissão técnica da seleção.
A ideia do projeto é se reunir e realizar treinos em conjunto como preparação para futuras disputas. A formação de uma seleção gaúcha foi um pedido da própria Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). O objetivo é, no futuro, realizar competições com as equipes estaduais e elevar o nível do esporte no Rio Grande do Sul.
Em 12 e 13 de novembro, a seleção participou de um training camp (imersão com a finalidade particular de praticar a modalidade em grupo) da Seleção Gaúcha de Flag Football feminino. Os treinos do Rio Grande do Sul Pampeanas, como a equipe é chamada, aconteceram em Santa Cruz do Sul, na sede do time de futebol amador F. C Rio Pardinho.
A defensora do Santa Cruz Chacais, Irla Oliveira, avalia como um privilégio fazer parte da primeira seleção de flag football do Estado. "É muito importante o que a federação está fazendo. É algo histórico participar da primeira seleção da modalidade aqui no Estado. Quem vier depois só virá para agregar. Estou no esporte desde 2018, e o Santa Cruz Chacais abriu as portas pra mim. Sempre estive disposta a treinar e ajudar. No primeiro ano que joguei eu já fui eleita a melhor jogadora das finais (1º Campeonato Gaúcho de Flag de 2018), e isso é muito legal, nunca vou esquecer desse momento. Esse reconhecimento é muito importante, porque a gente se dedica há um bom tempo. O Santa Cruz Chacais é pioneiro no esporte, é um dos primeiros times do estado", salienta.
Sobre o training camp imersivo que teve na sede do time de futebol amador F. C Rio Pardinho, Irla destacou a preparação proposta pela comissão técnica. "Nós já vínhamos com treinamentos, com reuniões de ataque e defesa, onde a gente aprendia novas técnicas e fundamentos. No training camp imersivo foram mais de 10 horas dentro do campo. Treinos táticos, técnicos e físicos para toda a seleção", destaca a linebacker.
Com a formação da Rio Grande do Sul Pampeanas, reunindo as melhores atletas do estado, Irla enxerga uma grande oportunidade para elavar o nível do esporte. "É um grupo seleto. Acredito que o esporte vai subir um nível absurdo a partir de agora, podendo competir com mais qualidade nos torneios que virão. Tenho orgulho em poder participar dessa primeira seleção, assim como tenho muito orgulho de representar o Santa Cruz Chacais. Até mesmo quando eu parar de jogar, pretendo permanecer aqui auxiliando nos treinamentos", disse.
O primeiro compromisso das gaúchas deve acontecer em dezembro, na cidade de Timbó, Santa Catarina, com a disputa da Copa Sul de flag feminino. A competição contará com equipes da Região Sul do país, ou seja, as gurias das Pampeanas serão as únicas representando uma seleção.
Notícias relacionadas

Em Gre-Nal com polêmica no VAR, Grêmio e Inter empatam na Arena
Donos da casa reclamam de penalidade não marcada mesmo com consulta no vídeo no fim do segundo tempo

Definidas as datas dos jogos do União Corinthians nos playoffs do NBB
Equipe vai encarar o Corinthians, de São Paulo; confira o calendário

Ceisc União Corinthians termina fase classificatória entre as oito melhores no NBB
Equipe santa-cruzense vai enfrentar o Corinthians na primeira partida dos playoffs

Ceisc União Corinthians joga contra o Corinthians nesta sexta-feira
Partida, marcada para as 20 horas, encerra fase regular do NBB