Esportes e Região

Santa Cruz Chacais tem quatro representantes na Seleção Gaúcha de Flag Football feminino

Publicado em: 28 de novembro de 2022 às 16:07 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 12:20
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Atletas fazem parte da histórica primeira convocação do Rio Grande do Sul Pampeanas

    Em outubro deste ano, a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) anunciou oficialmente, em suas redes sociais, a criação da Seleção Gaúcha de Flag Feminino – o Rio Grande do Sul Pampeanas. Na primeira convocação, quatro atletas do Santa Cruz Chacais foram chamadas: Luana Limberger (wide receiver), Geórgia Boff (slot receiver), Daryane Raupp (blitzer) e Irla Oliveira (linebacker), além do coordenador defensivo Marcos Martins integrando a comissão técnica da seleção.  

    A ideia do projeto é se reunir e realizar treinos em conjunto como preparação para futuras disputas. A formação de uma seleção gaúcha foi um pedido da própria Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). O objetivo é, no futuro, realizar competições com as equipes estaduais e elevar o nível do esporte no Rio Grande do Sul. 

    Em 12 e 13 de novembro, a seleção participou de um training camp (imersão com a finalidade particular de praticar a modalidade em grupo) da Seleção Gaúcha de Flag Football feminino. Os treinos do Rio Grande do Sul Pampeanas, como a equipe é chamada, aconteceram em Santa Cruz do Sul, na sede do time de futebol amador F. C Rio Pardinho.

    A defensora do Santa Cruz Chacais, Irla Oliveira, avalia como um privilégio fazer parte da primeira seleção de flag football do Estado. "É muito importante o que a federação está fazendo. É algo histórico participar da primeira seleção da modalidade aqui no Estado. Quem vier depois só virá para agregar. Estou no esporte desde 2018, e o Santa Cruz Chacais abriu as portas pra mim. Sempre estive disposta a treinar e ajudar. No primeiro ano que joguei eu já fui eleita a melhor jogadora das finais (1º Campeonato Gaúcho de Flag de 2018), e isso é muito legal, nunca vou esquecer desse momento. Esse reconhecimento é muito importante, porque a gente se dedica há um bom tempo. O Santa Cruz Chacais é pioneiro no esporte, é um dos primeiros times do estado", salienta. 

    Sobre o training camp imersivo que teve na sede do time de futebol amador F. C Rio Pardinho, Irla destacou a preparação proposta pela comissão técnica. "Nós já vínhamos com treinamentos, com reuniões de ataque e defesa, onde a gente aprendia novas técnicas e fundamentos. No training camp imersivo foram mais de 10 horas dentro do campo. Treinos táticos, técnicos e físicos para toda a seleção", destaca a linebacker.

    Com a formação da Rio Grande do Sul Pampeanas, reunindo as melhores atletas do estado, Irla enxerga uma grande oportunidade para elavar o nível do esporte. "É um grupo seleto. Acredito que o esporte vai subir um nível absurdo a partir de agora, podendo competir com mais qualidade nos torneios que virão. Tenho orgulho em poder participar dessa primeira seleção, assim como tenho muito orgulho de representar o Santa Cruz Chacais. Até mesmo quando eu parar de jogar, pretendo permanecer aqui auxiliando nos treinamentos", disse.

    O primeiro compromisso das gaúchas deve acontecer em dezembro, na cidade de Timbó, Santa Catarina, com a disputa da Copa Sul de flag feminino. A competição contará com equipes da Região Sul do país, ou seja, as gurias das Pampeanas serão as únicas representando uma seleção.