Quem não conseguiu participar, mas tem interesse em adotar, o Centro de Bem-Estar Animal tem telefone (51) 92001-3395
O pátio do Centro Veterinário Wazlawik ficará marcado como o cenário da primeira foto de Isabela Xavier e Bruno Menezes com a pequena Brisa, a cachorrinha de apenas um mês que eles adotaram no local. As tendas montadas na calçada para receber os visitantes também ficarão na memória de Samanta e Lucas Wegner, que foram buscar um gatinho filhote para fazer companhia à Juliete, a pet que o casal já tem em casa há três anos.
A felicidade deles foi compartilhada por várias outras pessoas que adotaram pets na feira realizada na manhã de sábado (26), por organização do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA). Ao todo, seis cães e seis gatos agora têm um lar definitivo para receber amor e carinho.
Para esta feira, porém, foram levados 29 animais, a maioria filhotes. Conforme a médica-veterinária do Município, Amanda Bragato, 15 deles, de duas ninhadas diferentes, foram encontrados sem mãe e passaram a ser alimentados com leite na mamadeira e ração pastosa após o resgate; os demais recém-nascidos foram acolhidos junto de suas mães e agora já estão desmamados. “Todos foram microchipados, vacinados, vermifugados e têm direito a castração gratuita ao completarem seis meses de vida”, detalha Amanda.
Quem não conseguiu participar da feira, mas tem interesse em adotar, pode entrar em contato com o Centro de Bem-Estar Animal pelo telefone (51) 920013395, para agendar uma visita aos pets que permaneceram no Centro Veterinário Wazlawik. Alguns dos pets restantes já foram levados para o CBEA, onde há outros 240 animais disponíveis para adoção, entre cães e gatos. As visitas ao CBEA são realizadas na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, 4016 – Linha Santa Cruz, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento.
Como ocorrem os resgates
A médica-veterinária Amanda Bragato explica que, nos resgates realizados por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) são recolhidos principalmente cães e gatos sem tutor identificado e em situação de urgência e emergência que precisam de atendimento imediato, além de filhotes sem mãe e cadelas e gatas com filhotes recém-nascidos, conforme capacidade de albergagem do CBEA.
Para solicitar o atendimento aos animais que se enquadram nesses quesitos, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone da Semass ou do CBEA (de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30) ou da Guarda Municipal (das 16h31 às 07h59, sábados, domingos e feriados). Os resgates ocorrem 24 horas por dia, 7 dias por semana. “Nestes casos, os animais ficam sob os cuidados da clínica contratada inicialmente, recebendo todo o atendimento necessário, e, assim que estão saudáveis e recebem alta, são encaminhados ao Centro de Bem-Estar Animal”, explica Amanda.
Ela reforça que, apesar de o município oferecer uma boa estrutura para o acolhimento de animais em situação de negligência ou abandono, as adoções são extremamente necessárias, já que o CBEA enfrenta atualmente uma superlotação devido ao número crescente de resgates. “No momento, os números de recolhimentos são bem maiores que os de adoções. Por isso, estamos com muitos cães – de pequeno, médio e grande porte, fêmeas e machos – acolhidos no Centro de Bem-Estar Animal. E, para garantir o cuidado adequado a esses animais, precisamos que eles sejam adotados”, afirma.
Notícias relacionadas
Prefeitura de Vale Verde faz revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico
Questionário está disponível na sede da Administração Municipal
Moradora de Candelária leva R$ 150 mil no Trilegal Tchê
Dalveni dividiu o prêmio principal com uma mulher de Rio Grande
Estudantes da Unisc realizam brechó em apoio à Copame e Aapecan
Atividade ocorre na próxima segunda-feira, no Centro de Convivência da Universidade
Super Feirão Zero Dívida inicia na segunda-feira
Meta é promover o acerto de contas para liberar o crédito para o fim de ano; atendimento será 100% virtual