Geral

Vera Cruz pode ter usina de asfalto da Sacyr

Publicado em: 28 de outubro de 2022 às 10:36 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:18
  • Por
    Gabriel Fuelber
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Instalação está nos planos da Sacyr para viabilizar os trabalhos de duplicação da RSC-287 e pode gerar até 80 empregos

    Uma área de 4 hectares à direita da Locomotiva, em Vera Cruz, pode receber nos próximos meses a instalação da usina de asfalto do Grupo Sacyr, responsável  pela RSC-287. A expectativa da empresa é de que até novembro seja definido o local para a colocação da estrutura. Além de Vera Cruz, uma área em Pinheiral está sendo estudada.

     Considerada fundamental para que o processo de duplicação da rodovia seja concluído e haja uma melhor logística nos trabalhos, a usina de asfalto está vindo direto da Irlanda, onde estava sendo utilizada para trabalhos da empresa Sacyr. O modelo Intrame UM-260  é de origem espanhola e tem a capacidade de produzir 260 toneladas de asfalto por hora. “É uma usina gravimétrica de grande produção e com produto final de muita qualidade. Atualmente, não existe uma usina assim na região”, frisa o gerente de projeto da Sacyr, Javier Hidalgo Lopez. Com a instalação, os trabalhos da empresa seriam facilitados, pois atualmente o asfalto é feito por empresas  de Tabaí até Santa Maria.

    Vera Cruz ou Pinheiral?

    Segundo Javier, a escolha da área para a instalação da usina está sendo cuidadosamente analisada. “Essa definição se baseia em vários critérios, tais como a área de superfície, o custo de instalação, a proximidade com a RSC-287, e principalmente, a proximidade de pedreiras e valor de aluguel. Vamos tentar definir onde será instalada a usina até o fim de novembro”, salienta Javier.

    A empresa espanhola projeta que a usina gavimétrica seja responsável por  aplicar mais de 500 mil toneladas de asfalto e gere 80 empregos diretos. “Ter uma boa instalação de asfalto é muito importante para nós, uma questão de qualidade e garantia de produção. Sobre os empregos, a preferência é sempre contratar pessoal da região. Mas, às vezes por serem empregos que exigem muita qualificação, a gente tem dificuldades de encontrar por aqui”, conclui.

    Prefeitura aguarda

    Segundo o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, a instalação da empresa no município seria interessante para a geração de impostos e possíveis empregos aos vera-cruzenses.”Sempre é bom quando empresas buscam nosso município. A Sacyr procurou informações sobre possíveis áreas e então chegamos a um local nas margens da 287, próximo à Locomotiva. Vamos esperar pela decisão da empresa”, destacou.