Sindicato Interestadual quer evitar a Doença da Folha Verde do Tabaco
O produtor de tabaco tem um dia dedicado a ele: 28 de outubro. A fim de aproveitar a data para conscientizar os trabalhadores o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) reforça as orientações para a colheita – que costuma acontecer entre outubro e fevereiro, dependendo da região produtora – com o intuito de evitar a Doença da Folha Verde do Tabaco.
Um estudo comprovou cientificamente que a vestimenta de colheita assegura uma diminuição de 98% da exposição dérmica, sendo considerada altamente eficiente no controle do problema. Além disso, a vestimenta foi desenvolvida prevendo um maior conforto térmico aos trabalhadores.
Entenda
Durante a colheita, se não for utilizada a vestimenta adequada, a nicotina da planta, em contato com a pele, pode causar mal-estar nos produtores, principalmente se as folhas do tabaco estiverem umedecidas por chuva ou orvalho. A exposição à nicotina acontece no contato da pele com a resina (goma) das folhas de tabaco durante a colheita, no desponte, no recolhimento da lavoura e no carregamento das estufas e dos galpões de cura. Absorvida pela pele, a nicotina é transportada até os vasos sanguíneos. Sua absorção é maior com o aumento da área exposta e com a presença de lesões na pele.
Sobre o setor do tabaco
O Brasil é o 2º maior produtor e o 1º no ranking mundial de exportações de tabaco em folha. A tradição da produção de tabaco se construiu graças à alta rentabilidade em pequenas áreas. Na safra 2015/16, mais de 144 mil produtores de 574 municípios da Região Sul do Brasil produziram 539 mil toneladas. A receita gerada aos produtores superou os R$ 5,2 bilhões. Em 2015 foram embarcadas 517 mil toneladas do produto, gerando divisas de US$ 2,19 bilhões.
Notícias relacionadas

CDL Jovem é lançada em Santa Cruz com foco em inovação e liderança
O grupo será coordenado por William Steffens, de 32 anos. Ao seu lado, na vice-coordenação, está João Junqueira, de 35

PIM promove tarde especial de Páscoa para crianças de Venâncio Aires
Programação foi pensada para envolver, acolher e promover o desenvolvimento dos pequenos por meio do brincar

Candelária avança para construção de mais 20 casas populares
Novo núcleo habitacional será implantado em uma área doada pelo estado

Rapidinho suspende operação durante feriado prolongado em Santa Cruz
O serviço ficará inoperante a partir da sexta-feira e retorna apenas na terça da próxima semana