Geral

Associação Roxinhas atende aproximadamente 50 famílias em vulnerabilidade social por mês

Publicado em: 28 de agosto de 2024 às 14:11
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Paola Severo
  • Foto: Paola Severo/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Grupo iniciou as atividades em dezembro de 2019, junto à campanha Ame Juju, em Santa Cruz do Sul

    A Associação Beneficente, Comunitária, Educacional, Cultural e Esportiva Roxinhas de Santa Cruz do Sul atende em média 50 a 70 famílias por mês. O grupo de voluntariado tem o objetivo de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social e pacientes com doenças raras.

    A Associação Roxinhas iniciou as atividades em dezembro de 2019, junto à campanha Ame Juju, para obter a medicação para a menina Júlia Cardoso Torres, com Atrofia Muscular Espinhal (AME) de tipo 1. Na ocasião, um brechó de brinquedos organizado pelo grupo arrecadou 15 mil reais. As ações continuaram até o encerramento da campanha, quando Júlia conseguiu a medicação.

    Em entrevista na Arauto News nesta semana, as integrantes da associação, Joice Viviane da Silva e Vivian Regina Fernandes, lembraram a história do grupo e o período de transição para que a equipe seguisse atuando no voluntariado.

    “Como a Júlia fez a medicação, então se encerrou essa campanha. A gente pensou: não podemos parar por aqui. A gente conseguiu fazer tanto em tão pouco tempo. E a gente não conseguia mais viver sem estar fazendo algo, um trabalho voluntário nesse sentido. Foi daí que surgiram as roxinhas, que na época eram conhecidas como Meninas Unidas pelo Bem”, explicou Joice.

    A cor roxa se tornou uma marca do grupo de voluntárias. “A nossa cor sempre foi a roxa por uma escolha mesmo, lá no início da campanha. Todo mundo tinha afinidade com essa cor por serem mulheres. Então, no ano passado, quando se oficializou uma associação com o CNPJ, fez toda a questão da documentação, a gente pensou: vamos agora anotar o nosso nome e a nossa cor. Porque era como a gente era identificada, as pessoas não sabiam que eram as Meninas Unidas pelo Bem, sabiam que eram as roxinhas”, contou.

    Em maio de 2023 foi oficializada a associação, que realiza inúmeros trabalhos de voluntariado e auxílio às famílias em vulnerabilidade social. Em novembro, as Roxinhas receberam oficialmente um espaço cedido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul para sediar as atividades do grupo. O prédio, localizado no Vale do Nazaré, está sendo utilizado para ampliar a atuação social da entidade no município.

    Atualmente são 40 integrantes, em sua totalidade mulheres. São cerca de 800 famílias cadastradas, que são assistidas com cestas básicas, roupas, medicamentos, produtos de limpeza e higiene e outros itens essenciais. Além disso, a associação promove pedágios solidários e campanhas diversas. Em datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal, o grupo também realiza ações para contemplar famílias carentes com presentes e atividades culturais.

    Joice explicou ainda que os atendimentos promovidos pela associação ocorrem mensalmente. “Muitas vezes as campanhas vão surgindo às demandas. O nosso trabalho fixo mensal é o atendimento às famílias. Hoje, a gente tem um espaço que nos foi cedido pela prefeitura, onde conseguimos desenvolver esse trabalho. Mensalmente, a gente tem um dia de atendimento às famílias. Todas as famílias são cadastradas. Então, ocorre um sábado por mês. No último sábado, a gente atendeu mais de 50 famílias. Elas fazem o agendamento com nós ao longo do mês, e a gente agenda a data para elas estarem buscando os produtos. A gente tem disponível para elas escolherem o que elas quiserem de roupas para levar para suas casas. Então esse é o nosso trabalho que sempre ocorre. A demanda com alimentos é o que a gente sempre tem”, finalizou.

    Neste momento, as voluntárias atuam na Campanha Integra RS, que arrecada móveis e doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

    Ouça a entrevista completa: