Fenômeno ocorreu na tarde de frio intenso desta quarta-feira
A previsão de frio intenso se confirmou e já gera o fenômeno de chuva congelada pela região. Moradores de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires relataram a queda de pequenas gotinhas brancas na tarde desta quarta-feira (28), o que pode até ser confundido com neve.
Entretanto, segundo o professor de Agrometeorologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelino Hoppe, para ser neve o tempo deveria estar mais seco e frio. "A chuva congelada derrete ao cair e é como um pequeno grão de arroz. Já a neve é um floco que flutua", resume.
De acordo com Hoppe, o fenômeno ocorre porque na alta atmosfera é mais frio do que no solo. "A diferença (em média) é de 0,65 graus para cada 100 metros de diferença de altitude. Quando a temperatura fica abaixo de zero, a água congela e precipita na forma de granizo ou chuva congelada", explica.
Já para a ocorrência de neve, conforme explica o professor, a temperatura tem que estar abaixo de zero na atmosfera e o floco chega sem derreter até o chão. "Como ele tem uma estrutura hexagonal plana o floco é muito leve e flutua no ar", diz.
Veja vídeos gravados na região:
Moradores registram chuva congelada pela região. Fenômeno ocorreu na tarde de frio intenso desta quarta-feira no Vale do Rio Pardo. Leia mais em https://t.co/AeWZfJBqOm #JornalismoArauto #PortalArauto #Frio pic.twitter.com/oTIigBSTRA
— Portal Arauto (@portalarauto) July 28, 2021
Notícias relacionadas

Rede de supermercados anuncia empreendimentos em Santa Cruz e Vera Cruz
A previsão é que comecem a operar nos próximos meses

Rota de Santa Maria altera acesso à RSC-287 nesta sexta; veja o que muda
A mudança provisória temporária faz parte das obras de duplicação da rodovia

Parisotto Odontologia passa por transição familiar em Santa Cruz
Mirely Parisotto assume a liderança do negócio no lugar do pai Egídio

Dog Park vai receber feira de adoção de cães e gatos na próxima semana
Espaço fica localizado na Praça da Bandeira, em Santa Cruz