Cultura e Entretenimento

5ª Região Tradicionalista escolhe Prendas e Peões Regionais

Publicado em: 28 de junho de 2024 às 17:03 Atualizado em: 28 de junho de 2024 às 18:19
PRENDAS E PEÕES DA REGIÃO PASSAM POR PROVAS EM SANTA CRUZ | DIVULGAÇÃO
compartilhe essa matéria

Concurso campeiro e cultural reúne 24 participantes, entre prendas e peões, de diversos municípios da região

Teve início na manhã desta sexta-feira (28),com a recepção e credenciamento dos participantes da 54ª Ciranda Cultural de Prendas e 36º Entrevero Cultural de Peões da 5ª Região Tradicionalista, em Santa Cruz. A programação prevê provas campeiras no Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul – realizadas com cavalo nas categorias Guri e Peão; e demais provas campeiras das categorias Piazito Dente de Leite, Piazito, Piá, Guri e Peão, na tarde desta sexta.

Também nesta tarde teve início a montagem da Mostra Folclórica, com prendas de todas as categorias, no CTG Rincão da Alegria. À tardinha inicia a apresentação dessa mostra, que promete mais uma vez evidenciar uma rica pesquisa histórica e cultural das participantes, neste ano, destacando a trajetória de ex-presidentes do MTG.

No sábado, a programação prevê prova escrita na EMEF Duque de Caxias, avaliação das provas orais e artísticas das categorias Prendinha Dente de Leite, Prendinha, Piazito Dente de Leite e Piazito, assim como demais avaliações, que envolvem oralidade, canto/declamação/instrumento musical e ainda dança. Na noite de sábado, após o jantar, ocorre a sessão de despedida das prendas e peões 2023/24 e a divulgação dos resultados no CTG Rincão da Alegria.

A coordenadora da 5ª Região Tradicionalista, Marisa Rossa, explica que o concurso campeiro e cultural reúne 24 participantes, entre prendas e peões, de 10 municípios da região. Será escolhido o prendado regional 2024/25 e os primeiros lugares representam a 5ª RT na etapa estadual. Durante o evento, a organização está arrecadando brinquedos, jogos, livros de histórias infantis e material escolar pela campanha Ciranda do Amor do MTG, para destinar às vítimas da enchente.