Geral e Cultura e Entretenimento

Há 20 anos, a Capital das Gincanas é aqui

Publicado em: 28 de maio de 2020 às 17:16 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 09:55
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Da Capital da Gasosa, Vera Cruz passou a ser chamada de Capital da Caixa D’Água. Mas no ano 2000, a inspiração veio ao final da disputa

    “Vera Cruz é a Capital Estadual da Gincana”, declarou o então prefeito do município, Heitor Petry, no encerramento da gincana alusiva aos 41 anos de emancipação. As palavras abriram a matéria do jornal Arauto do dia 6 de junho de 2000, cujo título era “Gincana de novo provou que é sucesso”. Naquela ocasião, Petry deu a declaração por acreditar que em nenhum lugar do Rio Grande do Sul se vivencie uma gincana do jeito que arrebata os corações dos vera-cruzenses. Mesmo sem título oficial, o slogan pegou e foi parar no cabeçalho das tarefas do ano seguinte e em adesivos com a seguinte expressão: “Vera Cruz Capital da Gincana – onde os talentos se revelam”. Ainda hoje, Heitor Petry, atualmente presidente da cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, recorda do momento de inspiração. “Via muitos municípios se declarando capital disso e daquilo, e fiquei pensando. Vera Cruz Capital da Gasosa? Capital da Caixa D’Água? Capital de quê? Capital da Gincana. Nada maior, nada mais expoente, nada mais significativo do que Capital das Gincanas ser Vera Cruz”, relembra.

    Aos gincaneiros, é dispensável enumerar os elementos que fazem do evento o maior do município. Hoje, se não houvesse a pandemia que motivou o cancelamento de todas as programações, teria início mais uma edição. A esta hora, a adrenalina seria perceptível, quase palpável. Aos visitantes e à comunidade, daria para resumir como um fim de semana de múltiplas tarefas que envolvem arte, cultura, esporte, lógica e muita correria. Para completar, na equação envolvendo artistas e plateia,existem também os que pensam o espetáculo em seus mínimos detalhes. Se Vera Cruz revela talentos a cada ano, desde a Gincana Automobilística de 1969, também é celeiro de elaboradores de tarefas. E são alguns deles que refletem as razões que levam Vera Cruz ser considerada a Capital das Gincanas.

    Veja o que eles disseram na edição impressa do Arauto deste fim de semana.