REGIÃO

Encontro D’Elas reúne mais de 900 mulheres em Vale do Sol

Publicado em: 28 de abril de 2025 às 11:17 Atualizado em: 28 de abril de 2025 às 11:29
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • JORNALISTA ALICE BASTOS NEVES FALOU PARA MULTIDÃO EM VALE DO SOL | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Evento alusivo ao Dia Nacional da Mulher teve como tema “Mulheres reconstruindo suas vivências”

    Um evento que cresce a cada ano e que tem se tornado uma tradição no Vale do Rio Pardo. Assim é o Encontro D’Elas que, em sua quarta edição realizada na sexta-feira (25), no salão da Comunidade Católica de Vale do Sol, reuniu mais de 900 mulheres de 15 municípios da região. Alusivo ao Dia Nacional da Mulher – celebrado em 30 de abril -, o encontro teve como tema “Mulheres reconstruindo suas vivências”.

    “O objetivo é o de oportunizar às participantes um momento não apenas de integração, mas de reflexão a respeito de questões ligadas à saúde, a autoestima e a qualidade de vida”, destaca a extensionista da Emater/RS-Ascar Elaine Skolaude, que reforça que o dia também visa a valorizar a mulher rural. Não por acaso, um dos destaques foi a palestra “Ressignifique-se, histórias para a sua vida”, ministrada pela jornalista Alice Bastos Neves.

    Apresentadora do Globo Esporte da RBS TV, a profissional utilizou a sua própria experiência como mulher em um ambiente estritamente masculino – no caso o do futebol -, para abordar temáticas que dialogam com qualquer mulher, seja do campo ou da cidade. “No meio rural, também sabemos que vocês passam por uma série de dificuldades e que precisam superar diversas questões de gênero na busca por espaço”, frisou Alice.

    Em sua fala, também comoveu a plateia ao narrar a história da descoberta de um câncer de mama, ainda antes da pandemia, e de como se deu o processo de superação da doença – o que envolveu quase duas dezenas de sessões de quimioterapia, com os inevitáveis efeitos colaterais, entre eles a perda do cabelo. “E, mesmo com tudo isso, com toda essa dificuldade ligada à imagem, o fato é que não deixamos de ser nós mesmos, na essência”, avaliou.

    Além da palestra, a programação contou com apresentação do grupo de danças alemãs Der Deutsche Jugentarz, animação com a Banda Destinu’s, passeio de dindinho até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, além de exposições de artesanato e de flores, comercialização de produtos de agroindústrias familiares, oficinas de maquiagem e outras atrações. “A ideia é destacar a resiliência da mulher, sua força e capacidade de a superação diária de obstáculos”, comenta Elaine.

    Além do grande público de agricultoras, o evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Governo do Estado, Edvilson Brum, o gerente regional da Emater/RS-Ascar Rotiere Guarienti, a adjunta da Instituição Adrieli Gerevini, o prefeito José Valtair dos Santos e a primeira dama Lenir dos Santos, além de secretários, representantes de entidades, de instituições financeiras e de parceiros.

    Nas falas, destacou-se a coragem da mulher na busca por protagonismo e ocupação de espaços de poder e de decisão. “É um dia de aprendizado, de troca, de reflexão”, salientou Brum, que valorizou o papel da mulher no meio rural, estando muitas delas à frente das propriedades, de forma comprometida, forte e amorosa. “Vocês é que de fato tornam grande o nosso Estado, especialmente frente a desafios impostos recentemente, como a pandemia e as enchentes”, completou o secretário, no ato representando o governador Eduardo Leite.

    O evento foi organizado pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Vale do Sol e Associação Pró-Cultura. O apoio foi da Cooperativa Sicredi. De forma complementar, a ação também oportuniza às mulheres rurais empreendedoras mostrar e comercializar seus produtos – sejam eles da agricultura familiar, artesanato ou flores -, gerando renda e conexões com outros públicos. “Muitas vêm de municípios pequenos e é justamente a existência de grupos de mulheres que possibilitam a realização de um evento tão grande como esse”, finalizou Elaine.