Vereadora Bruna Molz apresentou um ofício assinado por 22 educandários privados
A vereadora Bruna Molz (Republicanos) apresentou na sessão desta segunda-feira (27), um ofício assinado por 22 escolas de educação infantil particulares, as quais solicitam a reabertura de seus estabelecimentos. As escolas postulantes atendem hoje mais de 1.128 alunos em educação básica, auxiliando assim o município de Santa Cruz do Sul na implementação e execução destes serviços.
Além da leitura do ofício, que foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação – este depende de um decreto do Estado -, foi proposto em plenário e acolhido pelos vereadores a formalização de uma moção ao Governo do Estado para a reabertura destes estabelecimentos de ensino.
Segundo a vereadora Bruna, a existência destes estabelecimentos, bem como a execução dos serviços é custeada pelos pais por meio de mensalidades, que acabaram sendo cancelados em função da suspensão das aulas e por até pouco tempo os pais e responsáveis estarem em casa e poderem cuidar dos menores em período integral. “A manutenção destes estabelecimentos está sendo comprometida, uma vez que a renda não suporta os gastos mensais, tais como, água, luz, telefone, aluguéis, salários e demais direitos dos empregados, impostos, entre outros”, observa Bruna. Segundo o ofício as escolas geram hoje 302 empregos formais, sendo que as escolas privadas de ensino básico têm papel fundamental na interação, desenvolvimento, cuidado, atenção e educação dos menores. Para retomarem as atividades, as escolas, inclusive, se propõem a uma série de medidas para bem acolher as crianças e manter a segurança sanitária dos locais.
A reportagem do Portal Arauto entrou em contato com a secretária de Educação de Santa Cruz do Sul, Juliana Bach, que destacou que as orientações para instituições privadas seguem as mesmas regras determinadas à rede municipal. "Todas as decisões estão abarcadas pelas decisões do Governo do Estado e por isso aguardamos o novo decreto de Eduardo Leite", comenta. A expectativa é que o governador se manifeste até esta quinta-feira (30), data que encerraria a suspensão das aulas. Caso contrário, há possibilidade de prorrogação do decreto, a fim de aguardar uma determinação estadual para reorientar as instituições públicas e privadas de ensino.
Notícias relacionadas
Apae Santa Cruz promove ação para realizar sonhos de Natal de seus atendidos
Comunidade pode adotar uma cartinha na recepção da instituição
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
Brasil deve ter quase 8 mil casos anuais da doença até 2025
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Evento destacou as potencialidades do Estado para avançar em parcerias com os chineses
Cusco 2024 vai premiar trabalhos produzidos por alunos dos cursos de Comunicação da Unisc
Evento acontece no Barbudas Bar, no dia 6 de dezembro