Manifestantes já bloqueiam ruas da cidade
A sexta-feira (28) ficará marcada na história do país com a greve geral em repúdio às reformas trabalhista e da Previdência. Em Santa Cruz do Sul, cerca de 200 manifestantes começaram, às 5h30min, a caminhada pela BR-471, seguindo pela Euclides Kliemann, em direção ao Centro. Outro grupo está próximo ao Posto Três Coqueiros, no Distrito Industrial. Também existe prostestos na Praça Getúlio Vargas e na Praça da Bandeira, com bloqueio da Marechal Floriano. A partir das 15h, a RSC-287, próximo ao pedágio de Candelária, será trancada com tratores.
A Agência do INSS de Santa Cruz está fechada. Já as agências bancárias, servidores em assembleia ontem, decidiram não abrir as portas nesta sexta. A prefeitura não aderiu à Greve Geral, mantendo a normalidade dos serviços por ela prestados. O Prefeito Telmo Kirst manifestou aos secretários municipais, na tarde desta quinta-feira (270, sua preocupação no sentido de garantir a continuidade dos serviços públicos à população, uma vez que não haverá adesão significativa de setores como transportes, comércio e indústria ao movimento. Todavia o governo respeita o direito de participação dos servidores nas assembleias convocadas pelo Sinfum e Simprom, observando contudo que a liberação do ponto estará condicionada à comprovação da participação integral do servidor, com assinatura de ponto ao início e ao final de cada turno.
Em frente a sede da Polícia Federal também há manifestação. Policiais civis, federais e rodoviários se reúnem em assembleia. Em nota o Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul classificou como desrespeitosa e arrogante com que Governo e parlamentares têm tratado a categoria policial federal. Os trabalhadores discordam da proposta que acaba com a aposentadoria especial da categoria, dentre outros pontos propostos da reforma trabalhista e da previdência.
Região
Em Venâncio Aires, decretado pelo Prefeito Giovane Wickert, a prefeitura irá encerrar as atividades externas mais cedo. O objetivo é permitir que os servidores municipais participem dos atos. A partir das 15h, os servidores que quiserem poderão se direcionar à Travessa São Sebastião, onde ocorrerá a mobilização geral que contará ainda com a presença dos sindicatos e demais autoridades municipais. Com exceção dos serviços de educação, atividades escolares, serviços de saúde e atendimento de postos de saúde, todos os departamentos se direcionarão para a mobilização.
Em Candelária, o expediente na prefeitura, pela manhã, será normal. À tarde o ato terá início na RSC 287, no Posto Lago Azul, sendo que uma comitiva, que terá o acompanhamento do prefeito Paulo Butske, irá em caminhada até a prefeitura Municipal. Após, por volta das 14h, o grupo seguirá até a agência do INSS em Candelária.
Pelo Estado e país
- Em Nova Santa Rita, no KM 433 da BR-386, cerca de 120 manifestantes colocaram pneus e bloqueiam o trecho. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, são aproximadamente dois quilômetros de congestionamento dos dois lados no começo da manhã. O Batalhão de Choque foi enviado ao local.
- Em Lajeado, em torno de mil pessoas realizam o bloqueio no trevo de acesso ao município, no km 345,6, na BR-386.
- Em Porto Alegre e Região Metropolitana, manifestantes já interromperam a circulação de trens e ônibus e realizam bloqueios em vias públicas.
- Em São Paulo, metrô, ônibus e trens não circulam; vias são bloqueadas.
- No Rio de Janeiro, trens e metrô funcionam bem; ônibus têm redução. A Ponte Rio-Niterói está bloqueada.
Confira entrevista com o presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul, Afonso Schwengber:
Confira entrevista com a estudante Tauane Schwengber:
Notícias relacionadas
Estudantes da Unisc realizam brechó em apoio à Copame e Aapecan
Atividade ocorre na próxima segunda-feira, no Centro de Convivência da Universidade
Super Feirão Zero Dívida inicia na segunda-feira
Meta é promover o acerto de contas para liberar o crédito para o fim de ano; atendimento será 100% virtual
Romaria ao Santuário de Schoenstatt reúne mais de mil fiéis em Santa Cruz
Caminhada ocorreu na manhã deste domingo
Pavimentação da estrada de Linha Saraiva avança
Ao todo, será pavimentada uma área de 4.823,10 m2 da via, que também receberá meios-fios