Os dados coletados durante o mês de abril servem para diagnóstico de desnutrição, normalidade, sobrepeso ou obesidade
A Secretaria de Educação de Vera Cruz realiza a avaliação nutricional das crianças matriculadas em Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs. O peso e altura de cada criança é tabulado no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – Sisvan. Os dados coletados durante o mês de abril servem para diagnóstico de desnutrição, normalidade, sobrepeso ou obesidade.
A partir do levantamento é possível mediar a alimentação oferecida. Os dados também servem de base para ações futuras em relação à saúde das crianças. O trabalho é realizado mediante assinatura de um termo de autorização encaminhado pela escola aos pais. Para facilitar a avaliação, a partir do ano que vem, a autorização será realizada no ato da matrícula ou rematrícula do aluno.
Conforme a nutricionista Carolina Ortolan, o levantamento é realizado uma vez ao ano. “Sempre escolhemos o mês de abril para pesarmos e medirmos as crianças pois neste período normalmente já estão todas nas EMEIs e também não é tão frio, uma vez que para pesagem dos bebês, por exemplo, deixamos eles muitas vezes só de fraldas ou com roupas leves”, explica Carolina.
Uma novidade deste ano, é que os alunos das escolas municipais de Vera Cruz passam a ser avaliados por educadores físicos, que atuam no quadro docente dos educandários. Os dados colhidos por esses profissionais também serão enviados à Secretaria de Educação para análise conjunta à avaliação nutricional.
Notícias relacionadas

FOTOS: Espetáculo da Paixão de Cristo emociona público em Rio Pardo
Evento integrou a programação da Sexta-feira Santa da cidade

FOTOS: Parque da Cruz celebra Caminhada da Paixão de Cristo
Percurso teve início em frente à Catedral São João Batista

Rádio Revista – Edinho Nascimento

Rádio Revista – Luiza Helena Lopes Chaves, presidente da AMBE
Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda realiza galeto solidário em prol da menina Melissa