SANTA CRUZ

Liberação do Viaduto do Arroio Grande ocorre em abril, projeta secretário

Publicado em: 28 de março de 2025 às 10:38 Atualizado em: 28 de março de 2025 às 11:10
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Leandro Porto
    compartilhe essa matéria

    Aditivo ao contrato foi assinado por questões legais; empresa ainda fará obras de melhorias no entorno da estrutura

    Em ritmo de conclusão, a obra do Viaduto do Arroio Grande, no entroncamento das avenidas Deputado Euclydes Nicolau Kliemann e Presidente Castelo Branco, em Santa Cruz do Sul, tem avanços. A Prefeitura e o Consórcio Giovanella Porto Beton, responsável pelos trabalhos, assinaram um aditivo ao contrato. Publicado no diário oficial desta sexta-feira (28), o documento prorroga o prazo para encerramento do vínculo formal por mais dois meses, até o início de julho. Ele foi feito por questões legais e para possibilitar que as empresas atuem também nas pavimentações de ruas próximas quando a estrutura principal for finalizada.

    Pelos termos estabelecidos até o aditivo assinado nesta semana, o vínculo entre as partes seria encerrado no início de maio. Em entrevista à reportagem da Arauto News 89,9 FM, o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo explicou que essa decisão, de manter a parceria com o consórcio para realização das melhorias naquela área, leva em conta o conhecimento que os trabalhadores têm do local e a agilidade. Por já estarem no espaço, não há necessidade de uma nova mobilização e isso tende a tornar as obras, que buscam garantir boas condições aos motoristas e melhorar a fluidez do trânsito, mais rápida.

    O secretário, que esteve nas últimas horas no canteiro de obras, também falou sobre o andamento do viaduto. De acordo com ele, esse aditivo não altera a previsão de entrega, que permanece para o início de abril. “Essa obra acelerou bastante desde janeiro. Tinha um ritmo muito lento e acelerou a partir de algumas ações nossas e uma multa que tivemos que aplicar. Deve estar com 90% ou mais. Já começaram a pavimentar. Tem esse prazo final, de 31 de março, o prazo derradeiro. Eu diria que é uma questão de últimos ajustes. No decorrer do mês do mês de abril, essa obra vai estar a disposição da comunidade”, explicou.