Geral

Iniciam os trabalhos da 17ª edição do “Viva o Taquari-Antas Vivo” em Venâncio Aires

Publicado em: 28 de fevereiro de 2024 às 09:43 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 15:18
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Divulgação/Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Ações de preservação e conscientização sobre os rios locais serão concentradas no Arroio Castelhano

    Venâncio Aires deu início nessa terça-feira (27), aos trabalhos para a 17ª edição do movimento "Viva o Taquari-Antas Vivo".  Uma reunião, aberta ao público, que ocorreu na sede da Secretaria do Meio Ambiente, marcou o encontro da comissão organizadora para alinhar os detalhes das ações que serão desenvolvidas para o evento que visa a preservação e conscientização sobre os rios locais.

    Leia também: Após ter 95% do corpo queimado em incêndio, homem pede ajuda para recuperação

    A pedido da comunidade, a concentração das ações neste ano será no Arroio Castelhano, principal afluente do rio Taquari na região. As atividades estão marcadas para o sábado, 23 de março, às margens do Castelhano, no Acesso Grão Pará, coincidindo com a abertura oficial do evento, que acontecerá simultaneamente em municípios banhados pelo rio Taquari. Em Venâncio Aires, a abertura oficial será na academia ao ar livre, próxima ao Acesso Grão Pará. Durante o evento, está prevista a limpeza do arroio, margens, bem como a instalação de placas de conscientização nas áreas circundantes, com o objetivo de sensibilizar para a importância do cuidado ambiental e preservação dos recursos hídricos.

    Já no dia 22 de março, em celebração ao Dia Mundial da Água, Mariante, ponto tradicional do programa, sediará atividades às margens do rio Taquari. Conforme a fiscal ambiental, Carin Gomes, a preocupação com o estado atual do rio é evidente, devido às enchentes que atingiram a região em setembro e novembro do ano passado. "Apesar de concentrarmos nossas ações no arroio Castelhano nesta edição, também serão realizadas algumas atividades no rio Taquari, com ênfase na conscientização da população sobre a importância da mata ciliar e o descarte adequado dos resíduos”, destaca Gomes.

    “O engajamento nesta ação é comunitário e voluntário. Quanto maior a mobilização, maior será o impacto positivo na comunidade. Entidades e empresas interessadas em participar, realizar iniciativas durante o evento ou doar materiais como luvas, sacos e equipamentos de proteção individual (EPIs) podem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone 2183-0738, ou demais organizadores", finaliza.