Ao todo, 8.522 cartões foram atualizados até esta quinta-feira, data em que o prazo foi encerrado
Com quase um mês de recadastramento do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), o Município de Santa Cruz do Sul chegou nesta quinta-feira (28) a 8.522 cartões atualizados, sendo que hoje foi o último dia para a realização do processo.
Um novo recadastramento será ralizado em novembro e a intenção é chamar 20 mil pessoas para fazerem a atualização. "A Prefeitura vai aumentar o rigor em relação aos cartões e fará um filtro ainda maior nos postos de saúde que é a porta de entrada de acesso aos procedimentos básicos", comenta o secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Régis de Oliveira Júnior.
De acordo com o secretário, o resultado do recadastramento foi significativo, pois a meta chegou a ser atingida. Além disso, destaca que o recadastramento é importante para que o Município possa redirecionar recursos para a aplicação na áreas de saúde e também para que se evite fraudes no sistema. "Todos os casos identificados serão remetidos ao Ministério Público", comenta.
Quem foi convocado e não atualizou o cartão ficará com o cartão inativo e não terá acesso a consultas em postos de saúde, não conseguirá retirar medicamentos na Farmácia Municipal, não terá direitos a consultas com especialistas e cirurgias eletivas até que sera regularizada a situação com a Prefeitura. Em caso de urgência e emergência a população terá acesso aos serviços, mesmo com o cartão desatualizado.
AUDITORIA
Ainda conforme o secretário, será realizada uma auditoria desses dados prestados, sendo que mil pessoas terão seus dados verificados por meio de uma equipe de auditoria. A equipe irá visitar as casas e verificar se os documentos encaminhados correspondem à verdade. Além disso, a Prefeitura deve iniciar nesta sexta-feira (1º) a emissão de cartões magnéticos e em 60 dias poderão ser retirados pela população.
A Prefeitura vai agora encaminhar os nomes ao Ministério da Sáude e na próxima semana será divulgada uma lista de quantos convocados recadastraram o cartão SUS.
Notícias relacionadas

Caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul é alerta para a necessidade da vacinação
Paciente é morador da Capital, que retornou de viagem dos Estados Unidos, e não possui comprovação vacinal

Representantes da Corsan e vice-prefeito vistoriam obras de expansão da rede de esgoto
O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena

Crianças de projeto social recebem prefeito com música e dança em Rio Pardinho
No local, 60 crianças e adolescentes da localidade são atendidas de segunda a quarta-feira, no turno inverso ao da escola

Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda de Santa Cruz promove galeto solidário
Ação é em prol de Melissa da Rosa Oliveira de Assis, que foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda tipo B