Documentos foram entregues pelos gestores de Venâncio Aires e Mato Leitão
Durante a audiência pública, promovida pelo Governo do Estado, que debateu a concessão da RSC-453, que liga Venâncio Aires ao Vale do Taquari, representantes da Capital do Chimarrão e de Mato Leitão apresentaram as demandas relacionadas ao trecho. O modelo estabelece duplicações, terceiras faixas e adoção do sistema de pedágio free flow – este, se implementado, ficará no quilômetro 10, em Linha Travessa, interior de Venâncio Aires.
Contudo, tanto para a prefeita em exercício Izaura Landim quanto para o chefe do Executivo da Cidade das Orquídeas, Arly Sthör, o Flecha, o projeto apresentado pelo secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, não abrange as necessidades particulares de cada cidade. Diante disso, os dois entregaram ofícios que listam as demandas com relação a RSC-453.
Confira os pedidos:
Venâncio Aires:
- interseções de acesso com elevadas de passagem em quatro pontos da rodovia no trecho urbano de Venâncio Aires: acesso ao Distrito Industrial, acesso aos Bairros Brands e Macedo, acesso aos Bairros Coronel Brito e Cruzeiro, e acesso aos Bairros Battisti e Brígida;
- ruas laterais em toda a extensão do trecho urbano de Venâncio Aires;
- duplicação do trecho urbano do município até o 6º ano da concessão;
- passagem de pedestres nos quatro pontos de acesso aos bairros;
- retirada da cobrança free flow.
Para acompanhar o processo, o município indicou o secretário de Governança, Administração e Gestão, Tiago Quintana, e a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza.
Mato Leitão:
- construção de uma travessia de pedestres em nível nos pontos: quilômetro 10+800, 11+500, 12+200, 12+900, 13+600, 14+500, 15+800, 16+100;
- via marginal de mão dupla no sentido decrescente no quilômetro 10+600 ao 100+700, bem como uma marginal no sentido decrescente ao quilômetro 13+100 ao 12+800;
- inclusão de rótula de 300 metros junto ao quilômetro 12+800 ao 13+100;
- rótula de acesso ao quilômetro 13, onde está localizada a área industrial e já conta com diversas empresas;
- pórtico de acesso principal do município (quilômetro 11+700) não possui acesso no sentido crescente;
- todo o trecho que compreende Mato Leitão possui intenso tráfego de maquinário agrícola, devendo serem observados acessos mínimos para a passagem de um lado para o outro.
Com relação a falta de acesso ao pórtico principal, o documento destaca que o Governo do Estado mostra “total desconhecimento da região, sendo necessária a reformulação total do projeto nesse sentido.”
De acordo com o secretário Pedro Capeluppi as demandas serão encaminhadas ao governador Eduardo Leite e a equipe responsável pelo projeto de concessão. Além disso, o grupo deverá realizar reuniões individuais com cada município para buscar os ajustes necessários.
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