A iniciativa tem como objetivo inscrever e firmar parcerias com as empresas, incentivando a contratação de Pessoas com Deficiência
A partir de um projeto criado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede), em parceria com o FGTAS/Sine Santa Cruz, 22 pessoas já foram inseridas no mercado de trabalho em diversas empresas locais. Denominada Sine Inclusivo, a iniciativa tem como objetivo inscrever e firmar parcerias com as empresas, incentivando a contratação de Pessoas com Deficiência (PCDs), promovendo a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
A proposta visa facilitar a aproximação entre as empresas e os candidatos, além de proporcionar condições mais favoráveis na hora da entrevista, como o acompanhamento de Intérprete de Libras, da Central de Libras do Município, que também é parceria nessa iniciativa.
Para facilitar o acesso ao emprego, toda primeira quinta-feira do mês, as empresas atendem os candidatos no próprio Sine, atualmente localizado junto à Câmara de Vereadores. De acordo com a presidente do Compede, Francine Beatriz da Silva, o projeto, implantado em junho de 2023, tem sido bem acolhido, tanto pelas empresas como pelas pessoas com deficiência. “Nosso objetivo é criar mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho em nossa cidade para pessoas com deficiência. Estamos extremamente satisfeitos com os resultados dessa parceria e com o impacto positivo que ela tem gerado”, afirmou Francine.
Um dos exemplos é o jovem Lucas Azeredo, de 23 anos, que está trabalhando em uma empresa de transporte desde outubro, e conseguiu a oportunidade na função de auxiliar administrativo, através do Sine Inclusivo. “Estou muito feliz porque tenho ótimas condições de trabalho. Está sendo uma ótima experiência”, afirmou.
Satisfeitas com a nova oportunidade, Ana Carolina de Oliveira Viçosa e Karoline Torres de Mattos também participaram do projeto e estão trabalhando em uma empresa da área de tecnologia. “Foi algo desafiador neste meu primeiro emprego. Mas fui muito bem acolhida aqui e meus colegas de trabalho e minha gestora compreendem e respeitam meus requisitos de adaptação, e isso me deixa extremamente confortável no ambiente de trabalho”, declarou Ana Carolina.
A coordenadora do FGTAS/Sine, Marisa Maria Schuck, explica o procedimento para as empresas interessadas em aderir ao projeto. “Qualquer empresa interessada pode entrar em contato conosco, e enviaremos um formulário para preenchimento, para que possamos, em seguida, cadastrá-la no sistema e divulgarmos para comunidade”, explicou. Ainda segundo ela, mais informações podem ser obtidas pelo telefone WhatsApp (51) 98154-3889.
Notícias relacionadas

Nos primeiros 100 dias do ano, Cisvale soma R$ 37 milhões em projetos
Balanço das ações realizadas até o dia 10 de abril revela ainda os repasses de R$ 645 mil e as seis estações meteorológicas, recebidas do Sicredi

Conexão News realiza segunda edição no Bairro Arroio Grande
Depois de marcar presença na Praça Getúlio Vargas, o programa chega em um dos bairros mais populosos da cidade

Idoso morto por vizinho recebe homenagem da Câmara de Vereadores
Zimer de Oliveira Rocha foi executado no dia 24 de março de 2025

Solicitação antiga da comunidade, área de lazer no Bairro Várzea recebe melhorias
A ação atende a um pedido formalizado pela associação de moradores