Geral

Hospital São Sebastião Mártir vai ampliar leitos de saúde mental 

Publicado em: 27 de dezembro de 2024 às 09:43
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Elton Rabuscke/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Instituição venâncio-airense já foi contemplada com recursos de R$ 2,6 milhões

    O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) de Venâncio Aires, projeta, para 2025, a ampliação dos leitos para tratamento de saúde mental. A casa de saúde, inclusive, já foi contemplada com recursos que chegam a R$ 2,6 milhões por parte do Governo do Estado.

    O administrador do HSSM, Fernando Siqueira, explica que os novos leitos ainda não foram efetivados em função do projeto arquitetônico exigido pelo Estado. “É projeto hidráulico, elétrico, projeto estrutural e nós estamos correndo atrás para fazer tudo e conseguir a tempo de não perder esse recurso”, revela.

    Siqueira destaca que atualmente o Hospital São Sebastião Mártir possui 15 leitos, no entanto eles são abertos. Ou seja, é possível que o paciente circule por outros alas. Os novos 20 leitos, de acordo com o administrador, serão em um setor onde exista contenção. “Serão cinco novos leitos em uma outra modalidade. Um setor fechado para pacientes em crise, pacientes em estado agudo”, pontua.

    A construção da nova ala será feita na parte de trás da casa de saúde, entre a lavanderia, que fica no térreo, e a cozinha localizada no segundo andar. “Será erguido um prédio em torno desses dois. A lavanderia e a cozinha ficarão dentro desse novo prédio, no terceiro andar, que seria o equivalente ao telhado da cozinha, mas que será o piso dessa ala de saúde mental”, detalha o administrador do HSSM.

    Ainda de acordo com Siqueira, o prédio terá 400 metros quadrados e atenderá todas as exigências das portarias para prestar um serviço padrão em saúde mental. Além disso, será integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    Por ser um projeto grande, a previsão é de que as obras levem em torno de um ano. Além disso, os serviços realizados na cozinha e na lavanderia não poderão ser suspensos durante o período. Contudo, haverão, segundo o administrador, ajustes visando a segurança dos servidores da casa de saúde e daqueles que irão realizar as obras.

    Leia também