Geral

Conselho Municipal de Saúde discute redução das filas de espera com a prefeita Helena Hermany

Publicado em: 27 de outubro de 2023 às 13:50 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:27
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Nícolas Silva/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Reunião foi na manhã desta sexta-feira; principal preocupação é com os procedimentos de urologia

    Na manhã desta sexta-feira (27), no Salão Nobre do Palacinho da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, representantes do Conselho Municipal de Saúde se reuniram com a prefeita Helena Hermany e com o vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Elstor Desbessell. O encontro teve como objetivo apresentar demandas e discutir soluções para redução das filas nos serviços de saúde do município, principalmente nos procedimentos na especialidade de urologia. 

    Paulo Lara, representante do conselho, salientou a urgência quanto à redução das filas no atendimento em Santa Cruz. "Estamos discutindo o tema há um bom tempo no Conselho da Saúde. A preocupação abrange todas as filas, mas a que mais nos preocupa no momento é a da urologia. Isso causa um grande prejuízo para a comunidade, porque temos mais de 500 pessoas nessa fila. Como Santa Cruz não tem mais os profissionais de urologia, então há transferência para Porto Alegre. Numa situação como essa, a gente, como Conselho, vem pedir sensibilidade ao Poder Executivo e o investimento necessário", comentou. 

    Helena e Elstor ouviram as demandas e afirmaram que levarão o tema para um encontro que será feito com a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann. Após a posição do Governo do Estado, uma nova reunião com o Conselho Municipal deverá ser realizada. A Administração Municipal também esclareceu que é necessário ter seguranças jurídicas para realizar os investimentos por parte do município, principalmente por Santa Cruz ser referência em especialidades para três regiões de saúde do Rio Grande do Sul.

    "Sabemos do problema e faremos tudo que está ao nosso alcance para solucionar. Santa Cruz virou referência de outras regiões, a demanda nos nossos hospitais está alta, atendendo diversas cidades da região. Com investimento do Município, precisamos da segurança jurídica de que esse valor estará servindo para o cidadão santa-cruzense. Nosso próximo encontro com a secretária Arita deverá tratar dessa e de outras demandas", destacou Helena durante a reunião, que durou cerca de uma hora. 

    Leia também: Liga Feminina de Combate ao Câncer já atende em nova sala