Geral e Região

Municípios da região são contemplados com cisternas pelo programa Avançar na Agropecuária

Publicado em: 27 de outubro de 2022 às 09:22 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:16
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Venâncio Aires, Mato Leitão e Vale Verde foram beneficiados pela iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul

    O Governo do Rio Grande do Sul, através da secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, divulgou os municípios contemplados com cisternas através do programa Avançar na Agropecuária.

    Os municípios interessados em formalizar convênios com o Estado para a instalação de reservatórios em propriedades rurais deverão divulgar os produtores selecionados até 4 de novembro. Devem ser três beneficiários titulares e cinco suplentes. O prazo para o envio de toda a documentação à Secretaria deve ocorrer de 7 a 11 de novembro.

    As cisternas são destinadas para pequenos produtores pecuários, pessoas físicas, que tenham como atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros. A instalação das cisternas visa o auxílio na sustentabilidade das famílias no meio rural.

    Na região, Venâncio Aires, Mato Leitão e Vale Verde foram contemplados. Cada município vai receber três cisternas. Produtores rurais interessados em receber a cisterna devem procurar a prefeitura ou a secretaria de agricultura do município. Depois da inscrição do produtor, os municípios vão fazer uma análise e divulgar os beneficiários.

    As estruturas terão capacidade de 60 mil litros. O município fará a escavação, revestimento e cobertura de geomembrana, previamente dimensionados, por propriedade. A contrapartida do produtor é a aquisição e instalação de calhas e canos para a captação e condução da água da chuva, até a cisterna.