Saúde

Após reformas, UPA Central começa a funcionar em Santa Cruz

Publicado em: 27 de setembro de 2024 às 10:30 Atualizado em: 27 de setembro de 2024 às 10:57
  • Por
    Kássia Machado
  • Colaboração
    Paola Severo
  • Foto: Paola Severo/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    O serviço de saúde municipal foi instalado no prédio que anteriormente abrigava a UBS Clementina Martini

    A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central começou a operar nesta sexta-feira (27), em Santa Cruz do Sul. O serviço de saúde municipal foi instalado no prédio que anteriormente abrigava a UBS Clementina Martini, localizado ao lado do Cemai, na Travessa Vereador Walter Kern, n° 125, no Centro.

    O edifício passou por reformas e agora conta com salas de emergência, observação adulta e pediátrica, de medicação, triagem e coleta de exames, além de consultórios médicos e de enfermagem. “Realizamos várias alterações estruturais no prédio para atender às exigências do Governo Federal, ampliando espaços, criando novos banheiros e quartos de isolamento, e equipando com tecnologia de ponta”, destaca o secretário de saúde de Santa Cruz, Daniel Fernando Cruz.

    Conforme o superintendente do Hospital Ana Nery, Gilberto Antonio Gobbi, responsável pela gestão da nova UPA, o espaço é adequado para atender a comunidade. “Eu sempre dizia que não abriria a unidade se não tivéssemos respiradores e cardioversores, pois eles são extremamente importantes para salvar vidas. Hoje, conseguimos oferecer uma série de equipamentos que facilitam a oferta da melhor qualidade de atendimento”, salienta.

    A UPA Central contará com mais de 40 profissionais divididos entre os quatro turnos de atendimento, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, portaria, recepcionistas e equipe de higienização. A unidade possui a estrutura necessária para atender casos de urgência de média complexidade, e funcionará 24 horas por dia.

     

     

    Leia também