Região

Prefeito de Venâncio Aires representa a Região dos Vales na COP 8 na Suíça

Publicado em: 27 de setembro de 2018 às 06:27 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 13:35
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Conferência, que já é tradicional, vai debater o tratado global para diminuir o consumo de cigarros

    A oitava edição da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP) inicia na próxima semana e irá reunir lideranças de todo o mundo na Capital da Suíça, Genebra. A região do Vale do Rio Pardo, interior do Rio Grande do Sul, também estará no debate representada pelo Prefeito de Venâncio Aires e Tesoureiro da Associação dos Municípios Produtores e Tabaco (Amprotabaco) Giovane Wickert. 

    A conferência, que já é tradicional, vai debater o tratado global para diminuir o consumo de cigarros no evento que reúne ainda representantes das organizações ligadas ao setor da saúde. Wickert que gere o segundo maior Município em produção do Tabaco, acompanha a Delegação Nacional em busca de mais diálogo entre as partes, almejando uma possibilidade de conseguir uma credencial de ouvinte para participar das discussões. 
    Como em anos anteriores, o Brasil busca defender a situação do mercado nacional e reforçar a necessidade de um tratado internacional de combate ao cigarro ilegal. Para criar o tratado são necessários 40 países, para que juntos, possam abordar a união de forças na tentativa de barrar o comércio irregular de cigarros. O Brasil é um dos 30 países que já assinaram o tratado. Se conseguirem a união de mais 10 países, após a realização da COP 8, representantes irão se reunir entre os dias 8 e 10 de outubro na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) para debater a primeira reunião do tratado e listar ações conjuntas para unir forças policiais, defesa e órgãos alfandegários para barrar o comércio do produto ilícito. 

    Wickert embarca na próxima sexta-feira para Genebra e participa da COP até o próximo dia 6 de outubro. “Precisamos distensionar alguns conflitos existentes, e é de extrema importância que neste momento se abra a oportunidade de podermos participar, reforçando assim a necessidade do reconhecimento da evolução socioeconômica dos produtores de tabaco nas últimas décadas”, pontua Wickert.

    A 8ª Conferência das Partes (COP 8) ocorre em Genebra entre os dias 1º a 6 de outubro. A COP é realizada a cada dois anos, entre os países que ratificaram a Convenção-Quadro para o controle e restrição ao consumo de tabaco no mundo.