Região

Amprotabaco terá representação durante a COP-8

Publicado em: 27 de setembro de 2018 às 12:08 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 13:35
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Pixabay/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Conferência das partes COP-8 ocorre de 1º a 6 de outubro em Genebra, na Suíça

    Embarca nesta sexta-feira (28), a comitiva que irá representar os mais de 650 municípios produtores de tabaco durante a 8ª Conferência das partes da Convenção-Quadro para o controle do tabaco (COP-8), que ocorre de 1º a 6 de outubro em Genebra, na Suíça. A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) confirma a delegação que irá representar a entidade no evento.

    O vice-presidente no Rio Grande do Sul, Rudinei Härter, o tesoureiro, prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert e o consultor executivo Dalvi Soares de Freitas irão a Genebra.

    Para o presidente da Amprotabaco, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, os produtos originários do tabaco, combatidos pela COP-8, são produtos legais, de indústrias legais. “Nós vamos lutar até o fim, pois a cadeia produtiva é fundamental para os municípios. Os prefeitos têm sido muito ouvidos depois do surgimento da associação, pois eles representam uma força muito grande.” Kirst conta que é preciso manter a união entre os prefeitos, para continuar a defesa do tabaco. O presidente será representado pela comitiva da Amprotabaco.

    ECONOMIA

    Segundo o vice-presidente da Amprotabaco no Rio Grande do Sul, Rudinei Härter, o tabaco influencia diretamente na economia dos municípios produtores. “Eles têm como renda o retorno dos impostos gerados na atividade. São Lourenço do Sul e Canguçu, por exemplo, têm nesta atividade sua principal receita”, destaca. Ele explica que é essencial que se tenha firmeza na defesa da atividade.

    Já o tesoureiro da Amprotabaco, Giovane Wickert, a presença dos prefeitos na COP-8 torna-se importante, pois houve uma grande mobilização para dar voz a entidade e agora a expectativa é que pelo menos um dos membros da delegação tenha acesso como público durante os debates que serão promovidos em Genebra. “A intenção é que nós possamos expor a cultura do tabaco e a importância dela durante a conferência.”

    O consultor executivo da Amprotabaco, Dalvi Soares de Freitas destaca a representatividade dos prefeitos junto ao evento. “Ainda estamos aguardando a resposta que deverá confirmar ou não a nossa entrada. No entanto, manteremos uma comunicação frequente com a delegação brasileira durante a COP, e teremos acesso ao conteúdo dos debates de qualquer forma”, frisa.

    A delegação da Amprotabaco embarca para a Suíça nesta sexta-feira e deve chegar a Genebra no sábado à noite, na véspera do início da COP-8.