Cronograma coloca profissionais da saúde como prioridade, ao lado de sintomáticos e de casos suspeitos da doença
As profissionais do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Venâncio iniciaram na manhã desta segunda-feira (27), a capacitação e a testagem dos profissionais das unidades básicas de saúde do Município. Ao longo da semana, todos os postos receberão a visita das técnicas de enfermagem, que orientam os responsáveis pelos locais sobre a realização dos testes rápidos, que estarão à disposição da comunidade na próxima semana. Além das informações, das testagens dos profissionais, também está sendo feita a entrega dos kits nas respectivas unidades. Cerca de 300 profissionais devem ser testados ao longo desta semana.
Os grupos de risco, sintomáticos e suspeitos de estarem com o vírus poderão procurar os postos de saúde para realizarem os testes rápidos a partir da próxima segunda-feira (3). Já no sábado (8), no Centro de Atendimento para Pessoas com Sintomas Respiratórios, no Pavilhão Sebastião Mártir, das 8h às 16h, será realizado o Dia D de testagem. Além deste, outros pontos estratégicos serão montados e organizados para atender a comunidade. Equipes volantes, formadas por enfermeiros e técnicos de enfermagem, estarão atuando nas localidades do interior. Oito enfermeiros e oito técnicos de enfermagem estão sendo contratados para reforçar o grupo de profissionais que atuará nas ações. Na segunda-feira (10), os testes estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde e Pontos Estratégicos para a população em geral.
O primeiro lote conta com 15 mil testes. Conforme a demanda, o Município deverá realizar a compra de mais kits. “Esta testagem precisa seguir alguns critérios e protocolos, por conta de organização. Por isso, definiu-se por iniciar por quem está na linha de frente e vai realizar a aplicação dos testes, que são os profissionais de saúde da nossa rede", explica o Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber.
PESQUISA CISVALE/UNISC
Também no próximo fim de semana, nos dias 1º e 2 de agosto, inicia a pesquisa de prevalência de SARS-CoV-2 (Coronavírus) a partir da aplicação de testes rápidos na população dos 14 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).
Serão quatro finais de semana, sendo que em Venâncio serão aplicados 200 testes em cada um. Com isso, a pesquisa no município contará com a participação de 800 pessoas, que serão escolhidas de forma aleatória, em casas e estabelecimentos. No município serão 17 profissionais que atuarão na coleta. A segunda rodada está programada para os dias 15 e 16 de agosto. No total, nos 14 municípios serão cinco mil testados.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado