Região

Jovens aprendizes são habilitados a gerir a propriedade

Publicado em: 27 de junho de 2017 às 16:46 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:36
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Assessoria de Comunicação SindiTabaco/Crescer Legal
  • Foto Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Primeira turma recebeu certificados pela formatura no curso de "Empreendedorismo em Agricultura Polivalente"

    O Instituto Crescer Legal formou sua primeira turma de jovens aprendizes rurais habilitados pelo curso Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural nesta terça-feira (27). A cerimônia realizada no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (ACIC) contou com a participação de cerca de 170 pessoas, entre familiares dos 15 jovens formandos, autoridades, parceiros do Instituto, bem como associados e educadores da entidade.

    O curso faz parte do projeto-piloto do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, criado com base na Lei da Aprendizagem com objetivo oportunizar uma formação teórica e prática para a atuação empreendedora e cidadã dos jovens do campo. A turma iniciou suas atividades em 9 de maio de 2016, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo, na localidade de Linha do Rio.

    Segundo a educadora, Cristiana Rehbein, foi uma grande responsabilidade ser referência e exemplo para as demais turmas do Programa que formará mais uma turma em Vera Cruz, na próxima quinta-feira, 29 de junho, e tem outras três turmas em andamento em Santa Cruz do Sul, Vale do Sol e Venâncio Aires.

    "Foi um grande desafio, mas fico muito feliz em poder dizer que construímos uma linda história coletiva entre aprendizes, educadores, famílias e comunidades. Percebemos que sim, nós podemos. Dede o primeiro momento vocês foram incentivados a trabalhar o seu papel. Na conclusão de uma etapa, outra se inicia, então, continuem acreditando no seu potencial, busquem se fortalecer e façam a diferença", aconselhou Cristiana aos jovens.

    As oradoras da turma, Aline Schoroeder e Tauany Lyciane Faber, falaram sobre a experiência. "Nossa visão ao ingressarmos no curso era de que o meio rural não possuía oportunidades. Durante esta caminhada conseguimos reconhecer o real valor do campo, o bem que possuímos em nossas mãos e o quão precioso pode ser a vida no meio rural, com diversas oportunidades. Tivemos ainda o privilégio de conhecer pessoas magníficas e batalhadoras no decorrer do caminho, realizamos diversas visitas pedagógicas, na comunidade e fora dela, obtivemos vivências únicas, recebemos em nossa turma a presença de diversos parceiros que contribuíram imensamente em nossa formação. Somos muito gratos por toda a aprendizagem", concluíram.

    O padrinho da turma, Dr. Veloir Fürst, procurador do Ministério Público do Trabalho jubilado, deixou aos jovens alguns conselhos, como respeitar os mais velhos, buscar a felicidade em todos os momentos da vida e seguir a sua verdadeira vocação. "Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia da vida", falou Fürst aos jovens, citando Confúcio.

    O vice-prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger, afirmou ser uma honra ter a primeira turma de formandos do Instituto no município. Criado para oportunizar aos jovens rurais formação teórica e prática para atuação empreendedora e cidadã, em Candelária, o Programa foi viabilizado com a parceria da prefeitura de Candelária e de recursos doados pelas associadas do Instituto ao Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

    O piloto do programa está sendo um sucesso, segundo o diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke. "Temos a certeza que estes jovens serão futuros líderes em suas comunidades, no campo ou na cidade. Apostamos alto quando decidimos oferecer os cursos e o êxito do programa é resultado direto de um esforço conjunto para oportunizar alternativas que incluem acesso à educação, à tecnologia e à informação sem sair das suas comunidades rurais. Os jovens estão de parabéns, assim como todos os educadores e parceiros envolvidos", parabenizou Schünke emocionado. Schünke, que na época da apresentação da turma parodiou Barack Obama com, "sim, nós podemos", aproveitou a formatura para lembrar aos jovens que "sim, nós conseguimos".

    JOVENS APRENDIZES CONCLUINTES DE CANDELÁRIA
    Alice Jordana Alves
    Aline Schroeder
    Edilaine Scherer
    Ezequiel Fernando Lopes
    Gabriele Faber
    Gustavo Fassbinder 
    Imaê Caroline Melchior 
    Jackson Schroeder 
    Lucas Marcelo Maus 
    Rafael Augusto Gass 
    Renan Denis de Moura 
    Tauany Lyciane Faber 
    Vanessa Ferreira Beise 
    Vanusa Tatiane da Silveira 
    Vinícius de Moraes

    EM VERA CRUZ
    Em Vera Cruz, o curso foi implantado no dia 23 de maio de 2016, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann, em Vila Progresso. A educadora Bruna Ferreira Silva conduziu as atividades. Confira os formandos desta quinta-feira (29):
    Aline Adriane Scherer
    Allan Adriano Aretz
    Andressa Isabele Tornquist
    Anelise Tornquist
    Beatriz Eveline Bugs
    Eduarda Rodrigues de Oliveira
    Fernando Henrique Petry Barros
    Francieli Monique dos Santos
    Grazieli Estefani Oliveira da Silva
    Jaqueline Mantz
    Maiquel Gabriel Schoepf
    Maira Carolina Petry
    Maira Luiza Bugs
    Raquel Elis da Silva Moura
    Vitória Rutiele Theisen

    SAIBA MAIS SOBRE O CURSO
    Os jovens entre 14 e 18 anos foram selecionados entre as famílias de produtores rurais das localidades com o auxílio dos orientadores e instrutores das empresas associadas ao Instituto Crescer Legal. O curso teve duração de um ano, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas de atividades teóricas e práticas em gestão. Toda a carga horária foi cumprida na instituição parceira, junto à família, na comunidade, em visitas pedagógicas e técnicas. No programa das atividades estiveram o estudo e análise das propriedades rurais, diagnóstico do município e da região com estudos dos arranjos produtivos locais e mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas. Os estudantes também desenvolveram trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade e concluíram a aprendizagem com estudos de viabilidade de desenvolvimento de produtos de gestão no meio rural. 

    SOBRE O INSTITUTO CRESCER LEGAL
    O Instituto Crescer Legal, nasceu de uma iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, que tomou forma com o apoio e adesão de pessoas e entidades envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco. Com o objetivo de oferecer subsídios para que jovens permaneçam e se desenvolvam no meio rural, através de oportunidades de geração de renda e do desenvolvimento das habilidades e potencialidades, respeitando a diferenciação de gênero, com possibilidades para meninos e meninas, o Instituto tem como essência acreditar na possibilidade de que questões culturais enraizadas podem ser modificadas, a exemplo do trabalho infantil. Afinal, é preciso repensar o presente na perspectiva de garantir um futuro melhor para crianças e adolescentes no campo. 

    Crescer Legal forma as primeiras turmas em Candelária e Vera Cruz