Proposta tem objetivo de homenagear os responsáveis em manter as ruas, praça e outros locais limpos
O vereador Luizinho Ruas (PTB) está propondo a realização de uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul em homenagem ao Dia Nacional do Gari, que é comemorado no dia 16 de maio no País. Junto, sugere a realização de uma sessão solene em homenagem a empresa Conesul Soluções Ambientais, que completou 23 anos de atuação no município.
Segundo a justificativa apresentada pelo vereador, o dia do gari é comemorado anualmente em 16 de maio em todo o Brasil. Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praça e outros locais limpos de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.
O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Assim, os cariocas, quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os garis.
“No Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem. Nem sempre temos presente de que, graças ao seu trabalho, os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita”, apontou o vereador. Segundo ele nada mais justo que homenagear esses profissionais tão importantes e tão esquecidos. Devemos dar visibilidade a esses profissionais, citou.
Luizinho destacou ainda que a Conesul Soluções Ambientais desenvolve uma atuação importante dentro da comunidade, na prestação de serviços de recolhimento de lixo. “Dentre seu quadro de funcionários a grande maioria ocupa a função de gari, e prestar esta homenagem numa mesma sessão é muito importante, sob forma de valorizar esta categoria”.
Notícias relacionadas
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura