agricultura

Inovações na pecuária familiar são destaques no Espaço Casa da Emater

Publicado em: 27 de março de 2025 às 19:01
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Carina Venzo Cavalheiro
    compartilhe essa matéria

    A principal temática é a sanidade animal, abordando questões cotidianas que impactam diretamente a produção

    Os visitantes que passam pelo Espaço Casa da Emater podem conferir inovações e novidades na parcela de Pecuária Familiar, com foco em práticas de manejo sustentáveis e de alta demanda para os produtores. A principal temática deste ano é a sanidade animal, abordando questões cotidianas que impactam diretamente a produção, com destaque para o manejo de ovinos e de bovinos, além de novas opções de pastagens adaptadas a esses animais.

    De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar, Bruno Flores, nos últimos anos, a parcela focou na ovinocultura, apresentando diferentes raças de ovinos e suas finalidades, o que permite aos visitantes visualizar as práticas de cuidados com o rebanho. Flores acrescenta que a infraestrutura da parcela também foi aprimorada, com a instalação de uma mangueira circular adaptada para ovinos, que facilita o manejo, permitindo ao produtor, muitas vezes sozinho, realizar as tarefas sanitárias com maior praticidade.

    “E a novidade deste ano é a apresentação de um lote de bovinos de corte, com a intenção de promover uma maior integração e interação do público com a prática da pecuária”, salienta. No local, os visitantes também têm acesso a orientações técnicas sobre manejo, genética, nutrição e sanidade animal, com foco no controle de carrapatos, a partir da adoção de técnicas sustentáveis que promovem o uso racional dos recursos naturais. “E isso dialoga com o objetivo do Espaço que, neste ano, tem a Sustentabilidade como tema central”, pontua o extensionista.

    Já na ovinocultura, a temática de destaque é o manejo geral, nutricional, sanitário e as instalações adequadas para a criação dos animais, com foco na verminose, principal responsável pela mortalidade do rebanho; bem como as técnicas de controle, como a contagem de ovos por grama de fezes e o pastejo rotativo, visando minimizar a propagação da doença, otimizando a saúde do rebanho, entre outros.

    Além disso, os participantes terão acesso a informações sobre boas práticas de manejo, tanto para bovinos quanto para ovinos, baseadas em um calendário anual, visando melhorar a qualidade e a eficiência das criações. A parcela também aborda o melhoramento e a implantação de pastagens, a diversidade de raças e tratamentos sanitários para a diminuição de doenças nas instalações. “A nossa proposta é proporcionar uma experiência prática para os visitantes, o que facilita a compreensão das orientações técnicas e permite um diálogo mais próximo com os profissionais da área”, finaliza Flores.

    Em uma área de 15.500m², a Emater/RS-Ascar apresenta 20 parcelas temáticas relacionadas à diversificação das atividades produtivas, geração de renda, qualidade de vida, cuidados com o meio ambiente e à permanência do jovem no campo. Até sexta-feira (28/03), serão apresentados, além da Pecuária Familiar, os temas Apicultura e Meliponicultura, Agroindústria Familiar, Artesanato Rural, Bovinocultura de Leite, Cozinha Show, Cooperativismo, Erva-mate, Ajardinamento e Floricultura, Morango em substrato, Olericultura, Plantas Bioativas, Processamento de Carnes, Fruticultura, Piscicultura, Saneamento Ambiental, Secagem e Armazenagem, Solos, Tecnologia da Aplicação e Turismo Rural.