Cultura e Entretenimento

Evento apresenta edição sobre feminismo e protagonismo das mulheres em Santa Cruz

Publicado em: 27 de março de 2025 às 11:01
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Casa das Artes Regina Simonis fica localizada na Rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz | Foto: Reprodução/Redes Sociais
    compartilhe essa matéria

    Projeto "Santa Cruz Cidade Viva: Curtas & Conexões"acontecerá no dia 28 de março, às 19h, na Casa das Artes Regina Simonis

    O projeto “Santa Cruz Cidade Viva: Curtas & Conexões”, contemplado pela PNAB – Fomento à Cultura, Edital Nº003/SECULT/2024, através da Secretaria Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul, está programado para sua primeira edição de 2025 com o tema “Feminismo e Protagonismo das Mulheres”. O evento acontecerá no dia 28 de março, às 19h, na Casa das Artes Regina Simonis, no centro de Santa Cruz do Sul

    Contexto Cultural e Social: Todas as edições do “Santa Cruz Cidade Viva: Curtas & Conexões” ocorrem na Casa das Artes Regina Simonis, um local que desempenha um papel fundamental na preservação da história e cultura de Santa Cruz do Sul. Este espaço, muitas vezes percebido erroneamente como exclusivo da alta sociedade, é na verdade um local público e aberto à diversidade. O projeto visa proporcionar acesso à Casa das Artes para toda a comunidade de Santa Cruz do Sul e celebrar a diversidade cultural, com uma equipe de produção majoritariamente feminina liderando as atividades.

    Perspectivas das Organizadoras: Cássia Silva, sócia na empresa A Jiboia, proponente do projeto, destacou a visão do evento: “O nosso evento busca enfatizar a importância de ter mulheres ocupando mais espaços de liderança, sendo protagonistas das suas trajetórias, para assim construirmos uma sociedade mais justa e igualitária, fortalecendo a voz feminina que por muitas vezes é silenciada. Apesar da importância e seriedade do tema, buscamos trazê-lo de forma leve, em um ambiente descontraído e acolhedor para todos os presentes.”

    Natália Corrêa, também sócia na A Jiboia, expressou seu entusiasmo: “Estamos muito felizes com essa edição e temos expectativas que será uma grande noite. Todas as convidadas que irão participar e as mulheres que fazem parte da equipe de produção são incríveis e é muito maravilhoso trabalhar com elas.”

    Programação do Evento: O evento contará com a exibição de três curtas-metragens, sob a curadoria da realizadora audiovisual Gabriela Kopp, que também atuará como mediadora da noite. Após as exibições, haverá uma mesa de bate papo com convidadas, incluindo a jornalista e escritora Paola Severo; a publicitária, produtora cultural e ativista do movimento feminista negro Cíntia Luz; e Suelen Moraes, assistente social, transfeminista, ativista, especialista em urgência, emergência e intensivismo. A noite será encerrada com o show de Jô Bittencourt e Banda, trazendo ritmos de samba e pagode, incluindo músicas autorais. Também contaremos com a equipe Viver Libras, que realizará a tradução e interpretação em Libras durante o evento.

    Leia também

    Filmes exibidos serão:

    Maré Braba
    Diretora/Roteirista: Pâmela Peregrino
     Formato: Animação, Stop Motion
     Duração: 7 minutos
     Ano: 2023
     Local: BA e CE
     Sinopse: “Maré Braba” traz a narrativa de uma entidade marítima que observa e influencia as mudanças climáticas, afetando diretamente as comunidades costeiras. A animação reflete sobre a desigualdade na luta ambiental e o impacto humano no planeta.
     Classificação: Livre

    Eu Não Sou um Robô
     Diretora/Roteirista: Gabriela Lamas
     Formato: Ficção
     Duração: 16 minutos e 34 segundos
     Ano: 2021
     Local: RS
     Sinopse: Uma jovem luta para provar ao sistema que não é um robô. Isolada, ela inicia um diálogo existencial com uma mosca gigante, explorando temas de identidade e alienação.
     Classificação: 14 anos

    Mulheres de Visão
     Diretora/Roteirista: Milena Rocha
     Formato: Documentário
     Duração: 23 minutos e 17 segundos
     Ano: 2018
     Local: PI
     Sinopse: O documentário segue a vida de Denise, Dilma e Teresinha, três mulheres com deficiência visual em Teresina. Elas compartilham suas experiências, desafios e a rica percepção do mundo além da visão.
     Classificação: Livre

    O evento gratuito está aberto a todos que têm interesse em explorar e discutir temas relevantes em um ambiente cultural e acolhedor. As atividades são planejadas para entreter e inspirar, além de incentivar conexões entre os participantes.