Prefeitos do Vale do Rio Pardo devem se reunir na próxima segunda para definir próximos passos
O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros, participou de videoconferência com o governador Eduardo Leite na manhã desta sexta-feira (27). A reunião virtual também teve a presença do presidente da Federação da Associação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Eduardo Freire, e de presidentes de associações regionais de municípios. A intenção foi coordenar os esforços do governo do Estado e dos municípios para combater a pandemia da Covid-19. No Rio Grande do Sul, já são dois casos fatais da doença, ambos registrados em Porto Alegre.
Eduardo Leite salientou aos prefeitos que a orientação é seguir as restrições dos decretos, pelo menos, até o final da próxima semana, e que nos próximos dias serão feitas novas avaliações do comportamento do vírus para se definir pela manutenção das normas ou então pelo estabelecimento de alterações a partir de 7 de abril.
O prefeito de Rio Pardo ressaltou que nos próximos dias deve haver uma reunião para definição conjunta entre os gestores da região. “Como presidente da Amvarp, eu já havia solicitado uma reunião com secretários da saúde e prefeitos da região do Vale do Rio Pardo, até porque a comunidade está cobrando. Claro que a economia é muito importante, e todos os prefeitos estão preocupados, cada um com suas particularidades. Mas também temos que ver a parte da vida, da saúde das pessoas” afirmou.
O governo do Estado anunciou que até o mês de abril existe a previsão de aplicação de 80 mil testes de coronavírus em pacientes com a suspeita da doença. Trinta mil serão comprados pelo Estado, e outros cinquenta mil serão feitos em parcerias com universidades. O governo gaúcho anunciou ainda que já recebeu uma parcela do Ministério da Saúde de R$ 32,4 milhões para ser utilizado no combate à pandemia.
Reunião
Nesta segunda-feira (30), às 14h, os líderes dos Executivos da região estarão reunidos para mais uma assembleia conjunta emergencial da Amvarp e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O encontro, em Santa Cruz do Sul, servirá para que os municípios debatam os decretos de calamidade pública e possível retomada gradativa das atividades comerciais.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado