Expectativa é iniciar os trabalhos nos próximos 15 dias. Município terá a capacidade de realizar de 50 a 100 exames por dia
Uma parceria da Prefeitura Municipal e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) vai possibilitar a realização dos testes no laboratório da instituição, para detectar o Coronavírus. O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo no Facebook na tarde desta sexta-feira (27).
A ProfiGen fará o empréstimo temporário de um equipamento que faz a leitura do DNA, com as informações das coletas. De acordo com o Secretário da Saúde, Régis de Oliveira Junior, o Município irá investivir cerca de R$ 400 mil reais para a compra de cinco mil testes. "Nós já manifestamos ao Governo do Estado a possibilidade de realizar os testes aqui em Santa Cruz e a nossa expectativa é de que os trabalhos iniciem nos próximos 15 dias", explica.
Para a reitora da Unisc, Carmem Lúcia de Lima Helfer, a parceria entre o Município e a Universidade nesse momento de crise é muito importante para a comunidade, pois com o diagnóstico será possível agilizar os resultados dos exames. "Agora, enquanto aguardamos a chegada dos outros equipamentos, vamos organizar os fluxos e capacitar nossos profissionais", destaca.
Além da capacitação, a universidade e o município trabalham na etapa de aquisição dos kits. O fluxo para a realização dos testes, bem como as condições e quem vai ter prioridade na coleta, estão sendo discutidos entre Vigilância Epidemiológica e Hospitais Santa Cruz e Ana Nery. Ainda, conforme o secretário Régis, o município terá a capacidade de realizar de 50 a 100 testes por dia.
Outros serviços
Pensando em atender bem a comunidade, a Unisc está desempenhando diversas ações para informar e auxiliar a população durante a pandemia do Coronavírus. Um grupo de alunos trabalha no produção de Equipamentos de Protenção Individual, os EPI's, muito utilizados pelos profissionais da saúde. Também, a partir da próxima segunda-feira (30), entra em funcionamento o TeleCovid, um serviço de teleatendimento onde médicos, professores e doutorando, estarão informando as pessoas através das ligações.
Da mesma forma, a universidade coloca a disposição com um teleatendimento aos idosos e grupos de risco, com profissionais que podem passar orientações. Ainda, nos próximos dias, será criado um serviço de televendas.
Notícias relacionadas
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Obra do aterro da rampa de acesso da nova ponte da ERS-130 inicia quarta-feira
O projeto prevê a construção de aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Próximo concurso será na terça-feira
Centro de Bem-Estar Animal estará fechado nesta segunda-feira
Motivo é o serviço de Controle de Pragas e Vetores - desratização e dedetização que será realizado no local