Geral e Cobertura Especial

Leite diz que quarentena no RS não vai acabar em menos de 10 dias

Publicado em: 27 de março de 2020 às 07:59 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:06
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Governador destacou que é preciso entender a evolução na quantia de infectados

    O governador Eduardo Leite afirmou que a quarentena no Rio Grande do Sul seguirá, pelo menos, até a próxima semana. Em uma manifestação na internet como resposta a mobilização de entidades empresariais que querem a volta das atividades, Leite disse que um relaxamento nas regras só irá ocorrer após análise do avanço do coronavírus no Estado e da capacidade de atendimento da rede de saúde. "A quarentena deve ir, pelo menos, até o final da próxima semana, e durante a próxima semana vamos avaliar os dados, as informações da evolução do quadro de contágio no Estado, para compreendermos melhor a curva que estamos tomando e também para compreender os instrumentos que teremos para enfrentar os quadros que vão se agravar", disse.

    O governador destacou que é preciso entender a evolução na quantia de infectados e a previsão de aumento no número de lugares a quem ainda vai precisar de leitos clínicos ou de terapia intensiva. "As restrições que estamos impondo não são um capricho ou um luxo, são feitas porque é o que é recomendado mundialmente para que tenhamos menor circulação do vírus no RS. Todas essas iniciativas consideram as dificuldades econômicas que podem surgir como consequência dessas restrições", disse Leite.

    O governo do Estado também assinou nesta quinta (26) a habilitação de 95 leitos de cuidados prolongados em cinco hospitais nos municípios de Ajuricaba, Alecrim, Marcelino Ramos, Palmitinho e São João do Polêsine. Os leitos irão reforçar a assistência hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado e integram o esforço no combate ao coronavírus.

    Ainda na área da saúde, o Laboratório Central do Estado (Lacen) contará com a parceria do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a realização de testes de diagnóstico de Covid-19. Serão feitos de 400 a 500 exames por dia.

    Dando prosseguimento às reuniões com prefeitos para passar orientações e verificar como está o combate à pandemia no interior, o governador Leite anunciou que, nesta sexta-feira (27), terá videoconferência com Eduardo Freire, presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e os presidentes das 27 entidades regionais que integram a entidade.