No mesmo dia vence a última parcela para os motoristas que dividiram o imposto em três vezes
O prazo para pagar o IPVA 2017 com desconto máximo de 20,8% termina na próxima sexta-feira (31). No mesmo dia vence a última parcela para os motoristas que dividiram o imposto em três vezes. Já na próxima semana, inicia o calendário conforme o final da placa do veículo que, a exemplo do ano passado, está limitado ao longo do mês de abril. Logo na segunda-feira (3) é a data-limite para numeração da placa que termina em 1.
Até o momento, 46,5% dos contribuintes estão em dia com o IPVA 2017, alcançando uma arrecadação bruta de R$ 1,18 bilhão (R$ 1.187.014.960,78). Metade destes valores são creditados de maneira automática para as prefeituras conforme o munício de emplacamento do veículo.
O desconto máximo definido para o mês de março compreende o abatimento de 1% sobre o valor do imposto e mais os benefícios dos programas do Bom Cidadão e do Bom Motorista. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, terão dedução de 15% – para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.
Serviços
A Receita Estadual disponibiliza através do site da Secretaria da Fazenda a nova consulta simplificada do IPVA. Informando a placa e o Renavam, os usuários poderão verificar, através do recurso, todas as informações necessárias para a regularização do veículo.
O novo mecanismo reúne as informações em uma mesma base de dados, sem a necessidade do proprietário ter conhecimento prévio sobre a situação do débito (se pendente de pagamento ou em dívida ativa) para uso do serviço. Além disso, o formato disponibiliza links para pagamento e parcelamento, emissão de guia e outras informações sobre o veículo, de modo a facilitar a realização dos procedimentos para os contribuintes.
Quem paga?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1997.
Como pagar?
Para realizar a quitação do imposto, o proprietário deverá apresentar certificado de registro e licenciamento de veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar?
No Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).
Notícias relacionadas

Unisc tem aprovação para doutorado em Sistemas e Processos Industriais
O programa terá duração de 48 meses com disciplinas sendo oferecidas no campus de Santa Cruz

Abril Verde tem foco na conscientização e prevenção de acidentes de trabalho
Venâncio Aires terá programação com atividades que foram atribuídas pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde

Sinimbu realiza caminhada Partiu Natureza em maio
Evento esportivo promete uma experiência imersiva na natureza para os participantes

Primeira parcela do IPTU e ISS vence em 15 de abril em Santa Cruz
Contribuintes devem ficar atentos ao prazo