Região

Casos graves de Covid aumentam entre pessoas mais novas em Venâncio Aires

Publicado em: 27 de fevereiro de 2021 às 08:20 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 12:50
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Há crescimento de hospitalizações de pessoas do grupo dos 40 e 59 anos

    Uma mudança no perfil de internados por Covid-19 vem chamando a atenção dos profissionais de saúde. Desde o final do mês de janeiro, médicos estão observando o aumento de casos graves entre pessoas mais novas e sem comorbidades, circunstâncias fora da curva do chamado grupo de risco.

    Conforme o presidente do Hospital São Sebastião Mártir, Luciano Spies, há crescimento de hospitalizações de pessoas na faixa etária dos 40 aos 59 anos, o que não era registrado ao longo de 2020. Entretanto, o que preocupa é a evolução da doença no grupo, havendo alta em internações de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Vemos pessoas de 42 anos sem comorbidade vindo a piorar, vindo a precisar de UTI e isso era uma situação bastante rara do que a gente observava. O que tínhamos em 2020 eram idosos, com problemas cardíacos, diabéticos, hipertensos, e que evoluíam para estágios mais preocupantes”, diz o presidente do hospital.

    De acordo com Luciano Spies, ainda não foi possível identificar com exatidão a razão para o aumento. “Não sabemos se é a cepa da doença que veio mais forte ou o vírus de alguma forma mutou e ficou mais agressivo […] sem dúvida nenhuma, já não são mais os nossos velhinhos, mas toda e qualquer pessoa”, relata Spies.