Região

Venâncio Aires instala poços artesianos nas escolas

Publicado em: 27 de fevereiro de 2017 às 17:26 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 12:27
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Assessoria da Prefeitura/Samuel Gisch
    compartilhe essa matéria

    Três instituições de ensino foram contempladas por programa

    Três escolas de Venâncio Aires foram contempladas com poços artesianos. São elas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Catarina, em Linha Marechal Baixo. Ainda receberão a instalação de poços a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, em Linha Antão Baixo e a Escola Municipal Presidente Vargas, em Linha Stamm.

    As instituições foram contempladas através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Água e Esgotamento Sanitário. O programa prevê recursos financeiros de custeio e de capital, nos moldes operacionais e regulamentares às escolas públicas municipais, estaduais e distritais, localizadas no campo e que tenham estudantes matriculados nas escolas de educação básica. Objetivo é propiciar adequação e benfeitoria na infraestrutura física dessas unidades educacionais, necessárias à realização de atividades educativas e pedagógicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino e à elevação do desempenho escolar.

    O recurso chegou direto para a Escola e foi avaliado pelas determinadas Associações de Pais e Mestres (APM). Após isso, foi aberto o período para receber orçamentos de empresas que estivessem interessadas em instalarem os poços artesianos e foram recebidos três orçamentos. Porém, assim que solicitado orçamento e documentação das empresas interessadas, ficou apontado que apenas a empresa RB Poços Artesianos, localizada em Venâncio Aires, possuía aval do departamento de recursos hídricos e contava com geólogo para efetuar o serviço.

    O serviço foi oferecido pelo valor de aproximadamente R$ 25 mil. Os poços artesianos no qual as escolas foram contempladas possuem esse alto valor por serem poços industriais que necessitam de 100 a 180 metros de perfuração no solo e uma tubulação de maior qualidade para garantir qualidade na água dos estudantes.