Vera Cruz

Incêndio na Unicruz já é considerado o maior nos últimos oito anos na região

Publicado em: 27 de janeiro de 2025 às 09:40 Atualizado em: 27 de janeiro de 2025 às 16:28
  • Por
    Kássia Machado
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Trabalho de combate às chamas segue nesta segunda-feira | Rafael Cunha/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Grande parte da água foi utilizada pelos bombeiros no combate inicial às chamas, evitando que o fogo se alastrasse

    O incêndio na Unicruz, empresa de tabaco vera-cruzense, ocorrido no último sábado (25), já é considerado o maior dos últimos oito anos na região. Antes dele, o sinistro com proporções ainda maiores foi registrado na Universal Leaf Tabacos, em Santa Cruz do Sul. A comparação foi feita pelo comandante da 1ª companhia do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, o capitão Juvenal Schneider, em entrevista à Arauto News 89,9 FM.

    “Nesses últimos anos, com certeza. Em 2017, a gente teve na Universal também uma grande ocorrência, que pode se dizer que foi maior que essa. Porque lá a gente ficou combatendo por mais dias. Essa a gente ainda está combatendo, mas, acredito que, até o fim do dia de hoje, nós conseguimos finalizar”, salienta.

    De acordo com Schneider, desde o início do combate às chamas, a corporação já utilizou cerca de 500 mil litros de água, vindos através dos hidrantes, em especial dos quartéis que são abastecidos pelo Corpo de Bombeiros. Além dessa quantidade, o rescaldo das chamas também contou com o apoio de algumas empresas vizinhas do município, como a Sacyr, que ajudou com a disponibilidade de um caminhão-tanque.

    Dos quase 500 mil litros de água, grande parte foi utilizada no combate inicial das chamas, evitando que o fogo se alastrasse. “Depois de certo momento, a gente reduz bastante a quantidade de água, uma, porque essa água escorre. Não adianta colocar muita água, que essa água acaba escorrendo e colocando muita água no próprio fogo, que muitas vezes está controlado. Essa água evapora, aumenta a caloria do local”, explica Schneider.

    Ainda segundo Schneider, nas primeiras seis horas, aproximadamente 70% dessa água foi utilizada no combate ao incêndio. Ao todo, 10 caminhões foram utilizados. O combate contou com o auxílio de equipes do Corpo de Bombeiros de Vera Cruz, Santa Cruz, Passo do Sobrado, Venâncio Aires, Candelária e São Jerônimo. O trabalho segue nesta segunda-feira (27).

    Leia também