Salas para velórios em Venâncio Aires estão interditada desde janeiro do ano passado
A Prefeitura de Venâncio Aires confirmou, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (27), a construção das capelas mortuárias e a preparação para um prédio de cinco andares. A estrutura, no cruzamento das ruas Jacob Becker e Visconde do Rio Branco, com três salas para velórios, está interditada desde janeiro do ano passado, devido a rachaduras nos ambientes internos. Um laudo técnico de engenharia constatou o risco iminente de desabamento.
Ao apresentar o projeto, o prefeito Jarbas da Rosa explicou que foram realizadas diversas reuniões e a proposta foi montada a partir do diálogo entre Prefeitura, Hospital São Sebastião, dono da área, e comunidade. O objetivo era respeitar os interesses de todos envolvidos. “Nós temos que pensar em Venâncio Aires e no hospital no futuro, nos próximos 30, 40 ou 50 anos. A partir desse conceito, lancei o desafio ao engenheiro para projetar algumas coisas que imaginei junto com a direção”, disse.
O projeto que foi divulgado conta com cinco pavimentos. Jarbas da Rosa explicou que o será para as capelas mortuárias, o segundo fica para extensão da emergência e ambulatório de especialidades e os demais serão para o hospital, podendo, inclusive, firmar parcerias com parceiros privados. O custo da obra, que será pago pela Prefeitura, está estimado entre R$ 600 mil e R$ 700 mil. O prefeito ainda adiantou que deve buscar valores com o governo do Estado, ao longo de 2023, para dar continuidade na obra.
A ideia, com os desenhos, foi apresentada há três meses, mas Jarbas da Rosa preferiu esperar o fechamento do orçamento de 2023 para confirmar a disponibilidade da verba. “É um trabalho de um ano para que a gente pudesse chegar no dia de hoje. O nosso objetivo é apresentar soluções para a comunidade. Nós trabalhamos desde a intervenção das capelas devido a risco diagnosticado pelo engenheiro. Durante o percurso, tivemos uma comunhão de ideias. É uma esquina nobre”, concluiu.
Conforme o Chefe do Executivo, o projeto já possui recursos, oriundos do superavit orçamentário anunciado na semana passada, e deverá ser encaminhado em forma de convênio para a Câmara de Vereadores nas próximas semanas. O objetivo é iniciar a obra ainda no primeiro semestre deste ano.
Notícias relacionadas

CDL Jovem é lançada em Santa Cruz com foco em inovação e liderança
O grupo será coordenado por William Steffens, de 32 anos. Ao seu lado, na vice-coordenação, está João Junqueira, de 35

PIM promove tarde especial de Páscoa para crianças de Venâncio Aires
Programação foi pensada para envolver, acolher e promover o desenvolvimento dos pequenos por meio do brincar

Candelária avança para construção de mais 20 casas populares
Novo núcleo habitacional será implantado em uma área doada pelo estado

Rapidinho suspende operação durante feriado prolongado em Santa Cruz
O serviço ficará inoperante a partir da sexta-feira e retorna apenas na terça da próxima semana