Local também seguirá disponibilizando sala de audiovisual para quem quiser assistir filmes
Para 2023, o Museu de Venâncio Aires vai oferecer novas exposições para a comunidade. Além disso, o horário de atendimento ao público também vai ser expandido. O objetivo é atrair ainda mais visitas e mostrar as peças existentes no acervo, que somam mais de 80 mil itens.
Conforme o curador do Museu, Henrique Funari Regert, as exposições começam a partir de 13 de fevereiro de 2023. "Ficam apenas a sala que traz a história de Venâncio Aires e a sala de arqueologia indígena. Elas são fixas e serão mantidas. As demais serão novas, uma vez que nosso acervo é muito grande e queremos que as pessoas conheçam", afirma.
Regert destaca que o terceiro andar do prédio, localizado na Rua Osvaldo Aranha, está fechado para visitação. O local está sendo utilizado para guardar os itens do acervo. "Todas as pessoas estão embaladas, guardadas e catalogadas."
A partir de 13 de fevereiro, a Casa de Cultura vai atender manhã e tarde. Além disso, a sala de audiovisual seguirá sendo disponibilizada para a comunidade. Grupos de até 15 pessoas podem reservar o espaço e escolher um dos filmes disponíveis no acervo do Museu para assistir. "Já que Venâncio não dispõe de um cinema, o Museu tem uma sala que oferece este serviço e disponibiliza alguns títulos para quem gosta deste tipo de programação", ressalta Regert.
Um ano de incertezas
Para o curador do Museu, Henrique Funari Regert, 2022 foi um ano de apreensão e incertezas. A situação, segundo ele, só deu uma amenizada, após a assinatura do contrato de parceria com a Administração de Venâncio Aires.
Com o documento, a Casa de Cultura pôde dar sequência no trabalho. "Este é o meu destaque do ano. Pois ela permite que sigamos de portas abertas, realizando nosso trabalho", enfatiza.
Com a parceria, o Museu dará as salas comerciais para que a Administração de Venâncio Aires faça uso – a secretaria de Cultura e Esportes e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) serão instalados nos locais. Já a prefeitura repassará cerca de R$ 13 mil mensais para custear as despesas – água, luz, internet, telefone – do Museu.
"Esta parceria é fundamental, uma vez que a captação de recursos estava muito complicada. O presidente, seu Lúcio Rabuske e o tesoureiro, Flávio Seibt, ao longo do ano buscaram verbas para manter o Museu de portas abertas", ressalta.
Até dia 1º de janeiro de 2023, a Casa de Cultura está de férias coletiva. As atividades retornam no dia 2.
Leia também: Parceria entre prefeitura e Nucva garante a manutenção do Museu de Venâncio
Notícias relacionadas
Em Vale do Sol, desfile celebra os 200 anos da imigração alemã
Participarão 59 entidades da atividade que inicia às 9 horas, da frente das Lojas Becker e dispersão em frente da Biblioteca
Santa-cruzense Alessandra Fischer lança livro “Sinimbu e o conto de Natal”
Uma das idealizadoras do movimento Por Sinimbu, a publicitária resgata a enchente de maio e a solidariedade da população
Poema do venâncio-airense Sérgio Rosa integra coletânea nacional de autores negros
Um exemplar do livro será doado para a Biblioteca Pública Caá Yari, da Capital do Chimarrão
A magia do circo chega ao Bairro Bom Jesus neste sábado
Espetáculo será realizado a partir das 15h30min