Geral

Prefeitura recolhe de três a quatro cargas de entulho por dia em Santa Cruz

Publicado em: 26 de dezembro de 2016 às 08:36 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:22
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Móveis inservíveis, madeiras, restos de materiais de construção são abandonados em terrenos baldios

    O descarte irregular de lixo e materiais inservíveis deu trabalho para a Prefeitura de Santa Cruz do Sul ao longo de 2016. Em trabalho realizado pela Central de Serviços, foram recolhidos neste ano, 870 cargas de rejeitos, uma média de três a quatro por dia. A maioria dos casos são de descarte irregular, mas uma grande parte do recolhimento se dá também a pedido de moradores.

    Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Vanir Ramos de Azevedo, os principais pontos usados clandestinamente para descarte são a estrada secundária de acesso ao Parque de Eventos e o Corredor Frey. Azevedo afirma que uma fiscalização mais intensa deve iniciar em 2017. "Santa Cruz é reconhecida por ser uma cidade limpa e pode ser ainda mais se as pessoas se conscientizarem. Como os números de cargas recolhidas é muito grande, poderemos estar intensificando a fiscalização", disse. A multa, em caso de flagrante, pode chegar a R$ 5 mil.

    Móveis inservíveis, madeiras, restos de materiais de construção e até animais mortos são os casos mais reincidentes durante o trabalho feito pela Central de Serviços. As intervenções também incluem mutirões de limpeza, capina de canteiros, poda de árvores, recolhimento de galhos e corte de grama.

    Perigo

    A Prefeitura também alerta os locais de descarte irregular podem facilitar a proliferação do Aedes egypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. A prática também traz diversos prejuízos ao meio ambiente. Vanir Ramos de Azevedo, lembra que populares podem fazer denúncias e ajudar na fiscalização através de fotografias ou mesmo informando o número da placa do veículo utilizado no descarte. O telefone da Secretaria é (51) 3902-3611.