Móveis inservíveis, madeiras, restos de materiais de construção são abandonados em terrenos baldios
O descarte irregular de lixo e materiais inservíveis deu trabalho para a Prefeitura de Santa Cruz do Sul ao longo de 2016. Em trabalho realizado pela Central de Serviços, foram recolhidos neste ano, 870 cargas de rejeitos, uma média de três a quatro por dia. A maioria dos casos são de descarte irregular, mas uma grande parte do recolhimento se dá também a pedido de moradores.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Vanir Ramos de Azevedo, os principais pontos usados clandestinamente para descarte são a estrada secundária de acesso ao Parque de Eventos e o Corredor Frey. Azevedo afirma que uma fiscalização mais intensa deve iniciar em 2017. "Santa Cruz é reconhecida por ser uma cidade limpa e pode ser ainda mais se as pessoas se conscientizarem. Como os números de cargas recolhidas é muito grande, poderemos estar intensificando a fiscalização", disse. A multa, em caso de flagrante, pode chegar a R$ 5 mil.
Móveis inservíveis, madeiras, restos de materiais de construção e até animais mortos são os casos mais reincidentes durante o trabalho feito pela Central de Serviços. As intervenções também incluem mutirões de limpeza, capina de canteiros, poda de árvores, recolhimento de galhos e corte de grama.
Perigo
A Prefeitura também alerta os locais de descarte irregular podem facilitar a proliferação do Aedes egypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. A prática também traz diversos prejuízos ao meio ambiente. Vanir Ramos de Azevedo, lembra que populares podem fazer denúncias e ajudar na fiscalização através de fotografias ou mesmo informando o número da placa do veículo utilizado no descarte. O telefone da Secretaria é (51) 3902-3611.
Notícias relacionadas

Programa que oferta bolsas de estudo no exterior a negros tem inscrição até dia 30
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
Registro é voluntário e gratuito

Carreata e Festa de Ogum em homenagem a São Jorge ocorrerão no próximo sábado
Evento iniciará na Rua Cambará, nº 530, no Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul

“Papa Francisco clamava muito por parar com as armas e viver o amor”, afirma padre da Diocese de Santa Cruz
Padre Roque Hammes destacou contribuições do papa Francisco para a igreja católica