SANTA CRUZ

Igreja Católica quer atrair crianças e jovens para o Holywins

Publicado em: 26 de outubro de 2024 às 10:12
PADRE RODRIGO CONVIDA JOVENS PARA PARTICIPAREM DE CELEBRAÇÃO | EDUARDO WACHHOLZ
compartilhe essa matéria

Programação organizada pela Catedral São João Batista chega na segunda edição e celebra o Dia de Todos os Santos

Uma programação especial, com direito a missa, desfile pelo centro de Santa Cruz do Sul, brincadeiras e festa está sendo organizada pela Catedral São João Batista para celebrar o Dia de Todos os Santos, que é celebrado no dia 1º de novembro, um dia antes da data dedicada a Finados. É o 2º Holywins, que em português, significa a Santidade Vence. A atividade acontecerá no feriado de sábado (2), frisou o padre Rodrigo Hillesheim, que atua na Catedral.

O evento é voltado às crianças e aos jovens. As atividades começam às 17 horas com missa na Catedral e após desfile pelas ruas centrais. Às 18h45min, a concentração será no Centro Comunitário com momentos lúdicos, Flash mob e animação do Dj Jean de Sá. O evento também convida os participantes a estarem caracterizados com o Santo de sua preferência. Neste ano, o patrono do evento é o Beato Carlo Acutis, conhecido como “influencer de Deus”, que se tornará o primeiro santo millennial da Igreja Católica. Sua canonização ocorrerá em 2025.

Segundo padre Rodrigo, a celebração quer recordar pessoas que fizeram o bem e foram muito generosas com pobres, necessitados, foram pessoas que ensinaram, que com seu exemplo arrastaram outros pessoas. São bons exemplos para jovens e adolescentes, destacou.

Holywins X Halloween

Apesar do nome soar semelhante, as celebrações não têm relação. Segundo o padre, a festividade cristã é uma oportunidade também para crianças e jovens se caracterizarem com uma referência real, de pessoas que existiram, “é uma celebração da luz, da vida”. E representa, na visão do pároco, um contraste, um contraponto ao Halloween, que inspira fantasias imaginárias e de coisas muitas vezes macabras.

No desfile de Holywins serão 11 alas enfatizando a vida do beato Carlo, patrono deste ano, que vai percorrer em torno da Praça Getúlio Vargas até o Centro Comunitário onde continua o evento. Quem quiser desfilar, pode procurar a secretaria da paróquia para se inserir numa ala e conhecer a forma de caracterização.

Leia também