Campanha Nacional de Vacinação se encerra neste sábado, dia 28.
Roger, qual a importância desta Campanha?
A Campanha se destina a essa maior atenção entre os dias 14 e 28 de outubro, justamente visando que as pessoas olhem com mais carinho para a sua carteira de vacinas, para a do seu filho, dos seus familiares, e atualize a situação vacinal que porventura possa estar em atraso.
Quais as vacinas que as pessoas mais deixaram de atualizar recentemente?
Nós percebemos, e isso tem nos chamado bastante atenção, não só do município, como do Estado e da União, que a vacina do Covid é uma que, principalmente para as crianças, tem demonstrado um grande atraso ou até mesmo não vacinação. Também podemos observar um número considerável de pessoas que não se utilizaram da vacina da influenza nesse ano,e talvez isso tenha refletido nas urgências e emergências, principalmente no inverno e ainda mais com relação às crianças. Podemos observar também a febre amarela, talvez pela introdução recente de um reforço dela para crianças aos quatro anos e outras que também ficaram um pouquinho de lado, um pouquinho esquecidas.
Roger, é muito importante, assim como para a paralisia infantil e também outras doenças, é importante a vacinação, porque, desta forma, há uma grande chance de extinguir o vírus do planeta.
Perfeito. Temos um caso simbólico, que é o da poliomielite, que já a gente vem próximo de uma erradicação da doença a nível mundial, mas existem ainda casos em alguns países e até recentemente tivemos isso, essa notificação da vigilância epidemiológica a nível nacional, sobre o risco da reintrodução do vírus no país, caso as coberturas se mantenham não satisfatórias.