O ponto que recebeu o equipamento fica junto à escola estadual Sebastião Jubal Junqueira
Uma estação meteorológica conectada a um sistema de informação de dados monitorados, como pluviometria, temperatura, umidade relativa do ar e velocidade de vento, foi instalada em Vila Deodoro, na terça-feira (24), em Venâncio Aires. A ação é resultado da parceria entre a Prefeitura e Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, dentro do projeto Living Agro+Vales. O ponto que recebeu o equipamento fica junto à escola estadual Sebastião Jubal Junqueira. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, esse foi o primeiro equipamento, mas o município deve buscar junto à universidade colocar mais unidades no município para monitorar os diversos microclimas da cidade.
“Os dados gerados pela estação podem ser utilizados para diversas finalidades, tendo especial importância para a agricultura e para monitoramentos climáticos, que são essenciais para o trabalho da Defesa Civil”, explica a secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes. Exemplos de aplicações do sistema que será implantado incluem a geração de alarmes relacionados a eventos extremos, bem como utilização dos dados para qualificar o plantio e colheita de diversos tipos de culturas na região. Denominado como estação meteorológica automática da Elysios o registra os dados a cada cinco minutos e fazendo o salvamento das informações na nuvem. Esses dados são vistos via plataforma web acessada clicando aqui.
A estação meteorológica é composta por dois itens: a estação e o receptor. A estação tem cerca de dois metros de altura e ocupa um raio de 65 centímetros, onde estão todos os sensores fixados. Já o receptor é o responsável por solicitar esses dados para estação a cada cinco minutos, salvar eles e enviar esses dados para nuvem. A antena do receptor possui de fábrica três metros de comprimento.
Notícias relacionadas
Defesa Civil do RS realizará exercício com envio de alertas para celulares em áreas de risco
Segundo teste da ferramenta será realizado no dia 30 de novembro
Região registra grande quantidade de raios no início da tarde desta quinta
Painel da Metsul aponta maior quantidade na região de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires
Chuva forte causa alagamentos no Centro de Santa Cruz
Segundo a Defesa Civil, foi registrado 48 milímetros em apenas uma hora
“Um cenário de guerra”, conta estudante santa-cruzense que está na Espanha
Inundações trouxeram um volume de chuvas equivalente a um ano em apenas algumas horas