Em menos de 24 horas, Santa Cruz registrou 75 milímetros de chuva
As chuvas intensas registradas em Santa Cruz do Sul entre essa quarta (25) e quinta-feira (26) estão preocupando os moradores do Bairro Várzea. Às 10h22min, o nível do Rio Pardinho atingiu 6,6 metros, próximo do limite de alagamento, que é de 7,20 metros. A Defesa Civil do município está monitorando a situação.
Em menos de 24 horas, a cidade registrou 75 milímetros de chuva. De acordo com as medições no leito do Rio Pardinho, a água estava em 2,8 metros às 7h50min e subiu para 6,6 metros às 10h22min.
O coordenador da Defesa Civil Regional, coronel Claiton Fernando Marmitt, informou que o nível do Rio Pardinho no Bairro Várzea está quase atingindo a cota de inundação. “A tendência é que, durante a tarde, tenhamos uma precipitação considerável. Não é um evento extremo, mas é provável que ocorra o transbordo de água”, explicou, ressaltando que a situação não será similar ao evento climático ocorrido em maio deste ano.
Marmitt também destacou que a Defesa Civil de Santa Cruz está atenta à situação, considerando a possível evacuação dos moradores do Bairro Navegantes.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz, Claiton Kolling, todos os locais de risco estão sendo monitorados. No Belvedere, por exemplo, conforme equipe foi no local, está dentro da normalidade. Mas Kolling recomenda que caso algum morador perceba alguma anormalidade, nesses casos de risco de deslizamento, que ligue para 199.
Notícias relacionadas
Defesa Civil do RS realizará exercício com envio de alertas para celulares em áreas de risco
Segundo teste da ferramenta será realizado no dia 30 de novembro
Região registra grande quantidade de raios no início da tarde desta quinta
Painel da Metsul aponta maior quantidade na região de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires
Chuva forte causa alagamentos no Centro de Santa Cruz
Segundo a Defesa Civil, foi registrado 48 milímetros em apenas uma hora
“Um cenário de guerra”, conta estudante santa-cruzense que está na Espanha
Inundações trouxeram um volume de chuvas equivalente a um ano em apenas algumas horas