Habitação

Crescimento da população de Santa Cruz cria desafios para a gestão pública

Publicado em: 26 de setembro de 2024 às 15:00
  • Por
    Kássia Machado
  • Colaboração
    Nícolas da Silva
  • FOTO: NÍCOLAS SILVA/PORTAL ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Marlon Bairros da Silva, falou sobre os novos empreendimentos no município e a demanda por novas residências

    A população da cidade de Santa Cruz do Sul alcançou 133.230 pessoas no Censo de 2022, representando um aumento de 12,55% em comparação ao Censo de 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Esse crescimento populacional traz desafios para a cidade, incluindo a mobilidade urbana, a necessidade de meios mais eficazes de segurança pública e a demanda por novas residências. O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Marlon Bairros da Silva, destaca a dificuldade em projetar o número necessário de habitações para acomodar esse crescimento. “A população em Santa Cruz está aumentando porque a cidade é um bom lugar para morar, atraindo novos moradores. Além disso, o crescimento das famílias também está sendo observado. Estimo que a necessidade varie entre duas a três mil casas, ou até mais”, avalia.

    Leia também

    O secretário reforçou que o foco da pasta está na construção do Loteamento Santa Maria II, cujo contrato foi assinado em setembro. Esse empreendimento contará com 144 novas casas unifamiliares em uma área superior a 59 mil metros quadrados, localizada no Bairro Dona Carlota. Entretanto, Marlon ressalta que a secretaria também busca outros projetos para atender ainda mais a demanda habitacional no município.

    Além disso, o secretário mencionou que a Prefeitura aguarda a publicação de uma portaria pelo Ministério das Cidades, que definirá os critérios de seleção para a obtenção de imóveis. Após essa publicação, será anunciado o período oficial de inscrições para todos os interessados, incluindo aqueles que já realizaram o pré-cadastro. A Administração Municipal pretende priorizar famílias afetadas pelas chuvas de maio deste ano no novo empreendimento.