Cultura e Entretenimento

Susan Mendes dá forma às dores femininas em exposição de arte

Publicado em: 26 de setembro de 2023 às 11:20 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 15:44
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Assessoria de imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Por um Fio tem início dia 7 de outubro, na Casa de Artes Regina Simonis

    Pergunte a uma mulher o que a torna livre. A artista visual Susan Mendes responde com o pincel em arte: o direito de ser real, de viver sem amarras, vestida de coragem. Há mais de 40 anos trabalhando com figuras femininas na arte contemporânea, a porto-alegrense assina agora a exposição Por Um Fio em Santa Cruz do Sul, na icônica Casa de Artes Regina Simonis. Em clima de efervescência cultural, em plena Oktoberfest, a ida ao vernissage é parada obrigatória neste Outubro Rosa que não desvia o olhar para cuidar delas. 

    Leia também: Vereadores aprovam projeto para elevar multa por pichação para até R$ 40 mil em Santa Cruz

    De 7 de outubro a 4 de novembro, Por um Fio apresenta em 33 obras a vida das mulheres que se tornam vítimas da violência direta, indireta, física e moral. A violência na alma – ainda naturalizada pela sociedade, sob o prisma do etarismo, da gordofobia e dos preconceitos que historicamente contornam a nossa sociedade. Com curadoria de Ana Zavadil, a exposição é um convite ao que há de profundo na contraposição a um sistema de opressão; trata-se da luta pela liberdade de se expressar e se autocompreender. 

    Criação de papelão 

    As obras têm como suporte o papelão corrugado, material usado em caixas descartadas e reutilizado ao lado de tecidos, madeiras, fibras siliconadas, tintas, colagens e espelhos. Com uma produção sustentável, a artista desenvolve uma pesquisa própria com os materiais. No processo de lixar e rasgar o papelão, reflete a mulher real com suas curvas e cicatrizes; a imagem feminina sem a imposição de padrões e estereótipos. Parte da exposição foi feita durante a pandemia, em 2020, e retrata também o confinamento e a solidão. 

    “Eu sempre trabalhei minhas obras pelo viés feminino. Meninas e mulheres sabem: quem somos está constantemente sendo tirado de nós. É preciso falar da aceitação da mulher como ela é. Uma mulher possível, de verdade, que, mesmo nas situações em que se vê por um fio, acredita na potência das suas imperfeições e na liberdade de ir e vir. A exposição é um chamado para que homens e mulheres olhem para si a partir da perspectiva da vida e da arte”, diz Susan. 

    Ateliê Susan Mendes 

    O casarão que abrigou a família da artista por 36 anos foi transformado em um criativo espaço, e hoje recebe alunos de todo o Rio Grande do Sul para cursos, palestras e estudos sobre arte contemporânea. É no arborizado Bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, que fica o Ateliê Susan Mendes, morada das ideações tingidas de cor e de vida da artista. 

    “A casa foi ressignificada como arte. É um lugar com alma, onde todos se sentem muito à vontade para trabalhar em seus processos criativos. Já tivemos cursos de pintura, figuras humanas, tapeçaria, criatividade na arte, e temos sempre trazido novas propostas à programação”, completa.

    A artista 

    Susan Mendes tem mais de 30 exposições em museus, universidades, acervos e instituições culturais renomadas, entre elas o Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS). Recentemente, participou da mostra Fora das Sombras – Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR). Até o final de novembro, participará da mostra Ausências na História: a vez e a voz de artistas mulheres do Rio Grande do Sul, no Centro Cultural dos Correios (RJ), com curadoria de  Ana Zavadil.

    Exposição Por um Fio 

    • Abertura: 7 de outubro, às 10h30min;
    • Visitação: de 10 de outubro até 4 de novembro;
    • De terça a sábado, das 10h às 17h;
    • Local: Casa de Artes Regina Simonis I Rua Marechal Floriano, Centro, número 651, Santa Cruz do Sul.