No Espaço Mamãe Criança, no centro de Vera Cruz, 145 crianças e adolescentes atualizaram a caderneta de vacinação no sábado, dia 24
Desde o dia 21 de setembro até o sábado (24), em que ocorreu o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, 527 crianças menores de 5 anos foram até uma das três unidades de saúde que realizaram a ação em Vera Cruz para avaliação da caderneta de vacinação. Dessas, 220 crianças foram vacinadas, conforme aponta a enfermeira responsável pelo setor de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Jaqueline Thier Müller. Já para o número de adolescentes, entre 9 e 14 anos, que neste ano também fazem parte da campanha, não há um instrumento de registro, sendo assim, não há parcial.
Quem ainda não havia procurado uma das unidades de saúde, aproveitou o sábado para atualizar o esquema vacinal no Espaço Mamãe Criança, ESF Arco-Íris e ESF Vila Progresso, que funcionaram das 8 às 17 horas. No Espaço Mamãe Criança, houve fila de espera tanto na parte da manhã quanto à tarde. Segundo a enfermeira Jaqueline, 145 crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos, foram imunizados na unidade ao longo do dia.
Rejane Nair Rickmann aproveitou a manhã de sábado para levar o filho César Henrique, de 4 anos para vacinar contra a pólio, única dose que estava pendente no esquema vacinal. Evelin Carvalho, de 10 anos, também foi até a unidade de saúde. Segundo a mãe Márcia Mota, sempre que há campanhas de vacinação, costuma levar a filha. Desta vez, Evelin precisou fazer os reforços da vacina contra HPV e febre amarela. Em sua caderneta já está agendada a próxima dose da vacina contra HPV, que será daqui a seis meses.
Os irmãos David Luiz, de 1 ano e 5 meses, Suelen, de 4 anos e Ana Cláudia Oliveira, de 10 anos, colocaram o esquema vacinal em dia. David e Suelen tomaram as gotinhas contra a pólio, enquanto Ana Cláudia precisou fazer duas injeções: uma antitetânica e outra dose de reforço contra a febre amarela.
Para aqueles que ainda não procuraram o Espaço Mamãe Criança e ESF Vila Progresso, que seguem com a ação, têm até o dia 30 deste mês, prazo final da campanha.
PÚBLICO – No sábado, o maior movimento de público foi crianças de 4 anos, que se imunizaram contra a pólio, e jovens com idade entre 9 e 14 anos, que fizeram reforços da vacina antitetânica e febre amarela, além de meninas que precisavam fazer o reforço da vacina contra HPV. Para a enfermeira Jaqueline, é importante que os pais continuem levando seus filhos para que fiquem de fato imunes contra as doenças.
Notícias relacionadas
Brincasa Venâncio Aires inaugura novo espaço voltado para papelaria
Além disso, loja passou por um processo de remodelação visando ofertar mais comodidade e variedade de produtos
Mobilização nacional reforça papel da sociedade de proteger crianças
Semana de prevenção da violência na primeira infância vai até a próxima sexta-feira
Sesc prepara atividades especiais alusivas ao “Dia Mundial da Alimentação” em Santa Cruz
Entre palestras, oficinas e ações educativas, iniciativas são voltadas à soberania e segurança alimentar, alimentação saudável e sustentabilidade
Associação Recreativa e Esportiva Bom Humor recebe repasse de R$ 18 mil
Valor foi repassado pela Prefeitura de Venâncio Aires, através de indicação do vereador Gerson Ruppenthal